top of page

Fudge de Chocolate com Noz-Pecan

Dia mundial do chocolate é celebrado nesta quarta-feira. Confira uma receita super fácil e deliciosa de chocolate com nozes-pecan.


Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Kantar e divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), em abril deste ano, mostrou que o consumo da guloseima cresceu em 2020, mesmo com a pandemia, cerca de 1,5%.Ainda conforme o estudo, o chocolate faz parte da lista de compras de 82,6% dos brasileiros e a frequência de compra também aumentou em 7%. A pesquisa não especifica quais os tipos de chocolate mais consumidos, mas o importante mesmo é o consumo dessa iguaria, não é? Ele é tão especial que ganhou seu próprio dia, o Dia Mundial do Chocolate, celebrado nesta quarta-feira, 07 de julho.


E a combinação de cacau e pecan?


Só para se ter uma ideia, dentre as sementes e nozes, a pecan é uma das com a maior quantidade de gorduras mono e poliinsaturadas, que desempenham um papel fundamental no controle do LDL, o “mau colesterol”, além de conter muito zinco – a deficiência de zinco e problemas relacionados ao colesterol estão entre as patologias que mais tem preocupado órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).


E que tal combinar isso com cacau? Além uma fonte importante de magnésio e carboidratos, ele é rico em antioxidantes, especialmente flavonoides. Apesar de ouvirmos pouco esse nome, é importante saber que ele está listado como um dos principais aliados na prevenção a vários tipos de câncer. Recentemente, o cacau foi listado pela USDA, o órgão responsável por controlar a venda e distribuição de alimentos nos Estados Unidos, em sua lista de alimentos com mais quantidade de antioxidantes, junto com a pecan. O resultado da combinação de nozes e cacau vai muito além do sabor: é uma verdadeira barreira para proteger nossa saúde e fortalecer a imunidade. Saborosa e nutritiva, a noz-pecan pode ser utilizada em inúmeras receitas!



Rendimento: 08 quadradinhos de 5 x 5 cm

Tempo estimado: 05 min + resfriamento


  • 1/2 xícara de manteiga

  • 01 xícara de chocolate picado

  • 1/2 xícara de nozes pecãs picadas

  • 01 colher de sopa de nozes pecãs picadas para decorar


Preparo:

  1. Cobrir o fundo da assadeira ou vasilha que usará como molde para receber o fudge com papel manteiga (deve ser um recipiente que possa ir ao freezer)

  2. Derreter o chocolate picado com a manteiga de em banho maria [Como faz? Escolher uma panela pequena em que a tigela de vidro possa encaixar sem encostar no fundo. Colocar dois dedos de água na panela e colocar para ferver. Assim que a água ferver, colocar a tigela de vidro sobre a panela e ir mexendo aos pouquinhos para que tanto o chocolate quanto a manteiga derretam e se combinem!]

  3. Adicionar à mistura as nozes picadas.

  4. Colocar a mistura sobre o recipiente forrado com papel manteiga para recebê-la [é bom dar uma batidinha com o fundo para distribuir uniformemente a massa e ficar retinha a superfície].

  5. Salpicar as nozes picadas para decorar sobre a massa e levar ao freezer por +/- 01 hora ou até que esteja completamente firme.

  6. Retirar o recipiente do freezer após o tempo, passar o fudge para uma tábua com a ajuda do papel manteiga e cortar em 08 quadrados uniformes ou como quiser servir.


Imagem: Cozinha para Mortais


PRONTINHOOOOO! Agora é só servir e aproveitar.


Créditos da receita: CozinhaparaMortais.com.br




136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp.png
bottom of page