top of page

Dos atores nos momentos de crise. Porque criamos o IBPecan!

A criação de um instituto se justifica porque só através da representatividade forte e séria podemos reivindicar políticas públicas de auxílio aos interesses da cadeia produtiva, o que não seria possível se a demanda fosse encaminhada de forma individual.



Por Demian Segatto da Costa, vice-presidente IBPecan



Aos que já tiveram a oportunidade de estar em um pomar de noz pecan, será familiar a afirmação de que o interesse pela cultura ultrapassa o mero investimento comercial. Porém, em um momento histórico ímpar, no qual temos dúvidas e incertezas quanto ao futuro, é de se esperar que a responsabilidade nos chame a questionar as nossas opções.

Poucos projetos demandam tão longo prazo para realizarmos o esperado retorno de nosso trabalho, dedicação e investimento, o que pode abalar a confiança dos pecanicultores. Neste contexto, compete ao IBPecan trazer aqueles que vêm se dedicando à cultura da noz pecan e aqueles que ainda pretendem ingressar neste setor, informações para que possamos tomar as melhores decisões, para nós mesmos e para aqueles que nos são caros.




Certo de que nenhum negócio se realiza sem que empenhemos dedicação, recursos, labor e retórica de boa-fé, a cultura da pecan não seria diferente, mesmo que em algum momento tenhamos ouvido um discurso diferente da realidade. Percebendo que precisávamos intervir e modificar o cenário existente, os produtores se uniram para a criação do IBPecan, fórum que se propõe a tomar a iniciativa pelas ações que o setor tanto carece para poder se profissionalizar e, desta forma, possibilitar o desenvolvimento da cultura da pecan no Brasil.


Cumpre destacar que a mensagem que pretendo transmitir não está influenciada pelo cargo de vice-presidente do IBPecan, tampouco pela condição de coordenador da Câmara Setorial da Noz Pecan, isso porque somente assumi estes compromissos como forma de fortalecer os investimentos que realizo desde 2012. Portanto, tenham certeza de que meus anseios, inquietações e objetivos são comuns a todos os produtores de noz pecan.cargo de vice-presidente do IBPecan, tampouco pela condição de coordenador da Câmara Setorial da Noz Pecan, isso porque somente assumi estes compromissos como forma de fortalecer os investimentos que realizo desde 2012. Portanto, tenham certeza de que meus anseios, inquietações e objetivos são comuns a todos os produtores de noz pecan.

Demian Segatto da Costa , vice-presidente do IBPecan

Desde sua criação, o IBPecan vem identificando e realizando ações necessárias à profissionalização da pecanicultura, sendo momento de reforçarmos a premissa de que nossos interesses comuns nos fazem mais fortes e não concorrentes. O Estado não tem ficado alheio ao desenvolvimento e organização do setor produtivo. Pelo contrário, tem sido importante parceiro, desde a criação do Programa Pró-Pecan e da Câmara Setorial da Noz Pecan. O futuro virá e nele devemos colher os frutos de nossas ações e realizações e não o arrependimento de termos sido omissos, inertes ou vencidos pela incerteza. Para termos êxito, precisamos ser honestos e falar nada mais do que a verdade, os desafios da cultura devem ser bem compreendidos.


Fico verdadeiramente frustrado quando vejo alguns projetos correndo riscos porque o produtor não sabia qual o investimento necessário para viabilizar um pomar de nogueira pecan ou o tempo de retorno exigido pela cultura. Com tantas “escolas” apresentado diversos conceitos de manejo, por vezes incompatíveis, fica difícil sabermos que caminho seguir. Quando chega a produção, após terem sido superados todos os obstáculos e desafios, ainda resta a dúvida sobre qual será o mercado que vamos atender, qual o valor que vamos receber ou se o valor pago a nós, produtores, será suficiente para cobrir os custos de produção, para que em algum momento possamos reaver o investimento realizado e, finalmente, termos o justo e merecido lucro.




Com o escopo precípuo de tentar responder a estas e outras questões, não menos relevantes, o IBPecan foi fundado por produtores e para produtores de noz pecan.

A criação de um instituto se justifica porque só através da representatividade forte e séria podemos reivindicar políticas públicas de auxílio aos interesses da cadeia produtiva, o que não seria possível se a demanda fosse encaminhada de forma individual. Para que o IBPecan realize as ações a que se propõe, precisa ser representativo dos interesses do setor produtivo, integrando o maior número possível de associados, pelo que, todo aquele que tiver afinidade com os objetivos apresentados, pode e deve associar-se ao instituto para que seja possível profissionalizaremos a atividade que nos impõe tantos desafios e nos trará tanto mais

em realizações.


Aos que já são associados, deixo meu agradecimento pelo apoio e confiança ao IBPecan. Aqueles que se dispuseram a fazer mais, integrando a diretoria e participando ativamente das reuniões semanais, meu principal motivo de júbilo não é pela incansável dedicação e afinco para a realização dos encaminhamentos, como seria de se esperar, mas sim pela possibilidade de ter conhecido e conviver com pessoas que tenho grande afinidade e carinho, as quais agradeço pela imensurável troca de experiência e apoio para implementar novas ações e estratégia de sucesso nas nossas propriedades.


O IBPecan foi criado para que os associados, e todo o setor da noz pecan possam ter acesso à conteúdo de cunho jornalístico, que visa trazer fatos e opiniões importantes para a tomada de decisões. Por este motivo o Boletim Informativo tem sido disponibilizado a todos os grupos de pecanicultores e não somente aos associados.


Por maior que sejam os nossos desafios, e eles existem em todas as atividades comerciais, estejam certos de que o IBPecan está buscando apoio técnico, orientação séria e representação forte, pelo que contamos com a ampliação constante do nosso quadro de associados para realizarmos todas as ações que motivaram a criação do instituto. E assim será!




*Publicado no boletim informativo IBPecan edição nº 06


75 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page