Colhendo Histórias com a Noz-Pecan: Pomar Quinta da Sete
- IBPecan

- 12 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Conheça os produtores de nogueira-pecan de Cachoeira do Sul e as trajetórias que fazem desse lugar uma terra de gente que cultiva com orgulho — e colhe com amor. Local será sede do ENAPecan, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro.
Episódio 2: O associado Lailor Garcia , possui um pomar de nogueiras em uma área de 7 ha, instalado na localidade em Cachoeira do Sul-RS, que envolve todo núcleo familiar no seu negócio.
1O que te motiva a continuar investindo na cultura da noz-pecan, mesmo diante dos desafios climáticos e de mercado?
Desafios climáticos existem para qualquer cultura, normalmente são sazonais. Quanto ao mercado sou extremamente otimista. Pois estamos em uma região que produz na entressafra dos grandes produtores mundiais, o que nos confere uma vantagem significativa. Além do mais, o brasileiro ainda não conhece a Noz-pecã, temos um grande mercado a explorar.
Qual foi o maior desafio que você já enfrentou no cultivo da noz-pecan — e como superou esse momento?
Acredito que o maior desafio da Quinta da Sete foi na questão do crédito, foi um limitante, porém nos obrigou a decidir entre o ideal e o possível. Fazemos sempre o melhor possível diante das limitações de orçamento e escassez de equipamentos, permitindo com isso nossa permanência na atividade ao longo desses quinze anos.
Se você pudesse dar um conselho para quem está começando na pecanicultura, baseado na sua trajetória, qual seria?
''É um negócio de médio/longo prazo, aprenda tudo que puder sobre a cultura, entenda a sua realidade, sua capacidade de continuar investindo no longo prazo e principalmente saiba que o único responsável pelo seu sucesso ou fracasso é você mesmo''.
Conheça o pomar:
Quinta da Sete — ''Uma demonstração do trabalho e dedicação à cultura da pecan''



















Comentários