top of page

Aumento na qualidade das mudas de nogueira-pecan

Atualizado: 9 de set. de 2020

A produção de mudas de pecan é um processo normalmente realizado a partir da enxertia das cultivares selecionadas, em porta-enxertos obtidos a partir de sementes.


Geralmente, a germinação dessas sementes é baixa e irregular, tornando-se um importante limitante para a produção de mudas que atendam a demanda dos produtores para a implantação de pomares. A quebra da dormência das nozes por meio de estratificação foi testada por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e gerou um grande avanço na produção de mudas de porta-enxertos a partir de sementes. O método é simples e pode ser adotado por qualquer produtor.


A estratificação é feita mantendo as nozes dentro de caixas de madeira em camadas de 5 cm de nozes alternadas com camadas de 5 cm de areia e serragem em proporções iguais. As caixas são mantidas em câmara fria a 4 °C, em condições úmidas.

Após 90 dias nessas condições, as sementes podem ser plantadas em covas com 3,0 cm de profundidade com distância de 80 cm entre as linhas e 20 cm entre as covas. Para as 6 cultivares testadas, a germinação ocorre de 2 a 3 semanas após o plantio (em contraste com 5 a 7 semanas sem a estratificação) e a emergência ocorre em 73% a 97% das sementes plantadas (figuras 1 e 2).



Figura 1: porcentagem de sementes germinadas após estratificação (S) e sem estratificação (C)

Figura 2: bandeja à esquerda, sementes sem estratificação; bandeja à direita, sementes com estratificação



Fonte: Igor Poletto, Marlove Fátima Brião Muniz, Tales Poletto, Valdir Marcos Stefenon, Carine Baggiotto,

Denise Ester Ceconi (2015) Germination and development of pecan cultivar seedlings by seed stratification. Pesquisa Agropecuária Brasileira 50(12):1232-1235. DOI: 10.1590/S0100- 204X2015001200014



186 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page