top of page

Pecanicultura é tema de capacitação em Anta Gorda

Um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar, oriundos de diversas regiões do Estado, esteve reunido entre quinta e sexta-feira (17 e 18/07), em Anta Gorda, para uma capacitação em Pecanicultura. Parte das ações do Programa Pró-Pecã, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Governo do Estado, a atividade tem o objetivo de qualificar os técnicos da Instituição para um melhor atendimento aos produtores, em uma cultura que tem muito potencial de expansão.


“Para se ter uma ideia, por mais que a pecanicultura seja bem desenvolvida nos estados do Sul do Brasil, a produção nacional corresponde a apenas 3% da quantidade consumida no mundo", aponta o extensionista da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann, um dos coordenadores da capacitação. Para além da perspectiva de crescimento, Mallmann cita ainda a perenidade das nogueiras como um atrativo para aqueles que desejam investir, já que as árvores tendem a permanecer em produção, se bem manejadas, por várias gerações.


Durante o curso, temas como qualidade das mudas, identificação e adaptação de variedades, adubação em pomares, controle de pragas e doenças das nogueiras, processo de secagem, beneficiamento e acondicionamento das amêndoas e podas de inverno, entre outros, foram discutidos com os participantes. A intenção é concluir a qualificação no mês de outubro, com uma segunda etapa em que serão trabalhados os manejos de verão. "A ideia é que seja uma ação continuada, que dê aos técnicos a segurança necessária para que a informação mais qualificada possível seja repassada aos produtores", salienta Mallmann.


"Este curso de capacitação está dentro dos objetivos do Programa Pró-Pecã coordenado pela Seapi. Com o grande crescimento da cultura no estado identificou-se uma necessidade de termos um número maior de técnicos capacitados para assistência aos pecanicultores e neste sentido foram repassados recursos dentro do contrato existente entre a Seapi e Emater para realizar este treinamento", destacou o  coordenador do Programa Pro-Pecã, Paulo Lipp João.Presente na atividade, o assistente técnico estadual de Silvicultura da Emater/RS-Ascar, Antônio Borba, destacou a importância da capacitação dos técnicos para um melhor resultado na "ponta". "É importante estarmos instrumentalizados, por dentro de tecnologias existentes, especialmente pelas possibilidades da noz-pecã em termos de agroindustrialização ou de diversificação da produção", pontuou. "Estamos tratando aqui de uma ótima fonte de renda, especialmente em um Estado com boas condições climáticas", comentou.


A atividade foi acompanhada por representantes das empresas Pitol e Pecanita e por lideranças, como o gerente regional da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste, que saudou a iniciativa e as possibilidades da pecanicultura, uma vez que o Brasil é um grande importador de nozes, com o RS se apresentando como maior produtor do País, com cerca de 88% da colheita vinda do Estado. "A intenção em encontros como este é impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva de forma moderna, sustentável e competitiva", avaliou.


Comentários


whatsapp.png

Av. Presidente Roosevelt, 1264 lj. 36
Porto Alegre, RS 90230-002

whatsapp.png

(51) 99829.1140

  • YouTube - IBPecan
  • Branco Twitter Ícone
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Capa PodCast Jonas 102020.jpeg

By Jonas Janner Hamann 
Associado produtor IBPecan

Criado por FlyUp Soluções Digitais

bottom of page