A relação do herbicida 2,4-D com a Pecanicultura

Atualizado: 7 de Mai de 2020


O que é o 2,4-D?


O ácido diclorofenóxiacético (2,4 - D) foi um herbicida produzido durante o programa da guerra química e biológica no período da segunda Guerra Mundial (1939-1945). Deste então, é utilizado como herbicida seletivo para aplicação no controle de plantas infestantes nas culturas de trigo, milho, soja, arroz dentre outras.


O que é a deriva?


É toda a aplicação de defensivo agrícola que não atinge o local desejado, pode ocorrer por evaporação, escorrimento e/ou deslocação para outras áreas através do vento, o que gera danos econômicos e socioambientais


Em agosto de 2019, o SENAR lançou o programa ''Deriva Zero'', que combina uma série de ações com foco prático para reduzir os índices de deriva nos municípios onde este problema tem sido identificado.


http://www.senar.com.br/saladeimprensa/noticias/senarrs_lanca_programa_deriva_zero/949


De fato, talvez a maior polêmica relacionada ao uso dos mimetizadores da auxina e do 2,4-D em particular é o potencial que a deriva destes produtos pode causar em culturas sensíveis próximas. O herbicida é o produto mais vendido em volume no país e é utilizado no pré-plantio da soja nos meses de agosto e setembro para o controle da buva.


A nogueira-pecan (Carya illinoinensis) é cultivada em mais de 12.000 hectares no Brasil, com implantação de 1.000 hectares anualmente. Isso demonstra a grande importância econômica que a cultura possui. Porém, nos últimos meses pecanicultores do RS que possuem pomares jovens e/ou adultos estão preocupados com seus pomares, pois muitos estão sofrendo com danos causados pela deriva do herbicida sistêmico 2-4, D, comumente utilizado por produtores de soja (Glycine max). Normalmente a nogueira-pecan acaba sendo afetada pela deriva do agrotóxico porque o pomar esta localizado muito próximo de uma lavoura de soja, e não raramente, o aplicador não adota os devidos cuidados para evitar a deriva (aplicar em dias com pouco vento, observando a temperatura do ar, etc.).