top of page

A alternância da Nogueira-pecan

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Em uma cultura com comportamento alternado, como a nogueira-pecan, este fenômeno é causado pela redução acentuada de florescimento do ano que se segue a uma alta colheita.



Acervo IBPE: Pomar associado em Santa Maria.



O comportamento alternado nas árvores frutíferas implica em uma produção irregular durante os ciclos de produção. Em uma cultura com comportamento alternado, como a nogueira-pecan, pode ser apresentado um ano ou mais com altas produções seguidas de um ou vários anos de baixa produção.


A alternância nas árvores frutíferas é um fenômeno natural de sobrevivência.


Anos com alto desempenho são seguidos por anos de baixo rendimento, aumentando novamente a produção no ano seguinte. A intensidade desse comportamento de alternância ocorre em uma cultivar e em uma determinada região, dependendo da severidade das condições ambientais nas fases fenológicas de produção mais sensíveis, correspondentes à fase de floração e amarração de frutas.



Variação da alternância


A alternância de produção não refere-se apenas a medidas temporárias. Uma região inteira pode ter um ciclo alternado na grande maioria das árvores, devido a um incidente climático que serve para iniciar uma sincronia na alternância. Além disso, árvores podem existir em um pomar que têm alternância em sincronia e na mesma árvore, você pode encontrar ramos com alternância.

Esse conceito de sincronia refere-se à existência de árvores em uma determinada área que possuem o mesmo padrão de produção alternada.


Mecanismos endógenos de controle de alternância


As árvores iniciam uma série de processos para neutralizar a alternância de produção. Porém, eles não coincidem com o efeito desse fenômeno. Abaixo estão alguns dos mecanismos para neutralizar a alternância que ocorre nas árvores frutíferas.


Competição entre frutas


Na noz-pecan, o desenvolvimento da fruta começa com o primeiro estado, o da pós-polinização, quando os estigmas ficam marrons e os amentilhos caem. Neste momento a primeira queda de frutas também ocorre.


O estado 2 chamado crescimento inicial de frutos, inicia cerca de 48 dias após a polinização. Este crescimento inicial da noz durante as primeiras seis semanas o crescimento é lento e há uma segunda queda de frutas.


No estado 3 ou crescimento rápido da fruta, 54 dias depois polinização, há um rápido crescimento da fruta, mas não há desenvolvimento de nozes. O estado aquoso começa e a terceira queda de frutas ocorre. Após este estado as nozes não caem.


O estado 4 chamado crescimento final, ocorre 84 dias após a polinização. Neste estágio, inicia o endurecimento da casca na porção apical, e o desenvolvimento da amêndoa está em metade do estado aquoso.


O estado aquoso completo ocorre no estado 5, que é chamado o estágio inicial da amêndoa, 91 dias após a polinização e o endurecimento da casca está no meio do processo.


O estado 6, cheio de amêndoa, é caracterizado pelo fato de o endosperma líquido começar a mudar de uma gelatina líquida para um estado de massa, endurecendo assim a concha.


No estado 7, na parte final do amadurecimento da amêndoa ocorre 133 dias após a polinização.


O estado 8 ou a abertura da casca, ocorre em 168 dias após a polinização e é quando atinge amadurecimento máximo da noz. Amadurecimento de frutas é definido pela abertura da casca externa, que é dividido em quatro porções, deixando sair a noz.



Crédito: Google imagens


O período de desenvolvimento dos frutos é muito longo (168 dias) e requer uma grande quantidade de carboidratos para formar nozes, juntamente com isso, no estado quatro ou cinco leva a indução de flores femininas que também requerem carboidratos.

As frutas enviam o sinal do processo de indução de flores. Esses fatores influenciam fortemente no comportamento alternado da árvore. Além disso, a amêndoa contém aproximadamente 70% de óleo, o que é feito de carboidratos. Esse óleo é acumulado nas últimas seis semanas de crescimento dos frutos.


Nesse curto período, a fruta produz cerca de 2/3 do seu peso seco total. Em anos de alta produção, você não pode realizar o acúmulo de carboidratos necessário para a diferenciação floral feminina na próxima temporada, produzindo assim a alternância.


Para produzir nozes de qualidade, ao longo dos anos é importante ter uma relação folha/fruto adequada e manter uma alta eficiência fotossintética dessas folhas, para fornecer carboidratos às frutas que se desenvolvem durante o ano e armazene uma quantidade adequada destes, que sustentará a produção do ano seguinte. A maioria dos brotos que produzem nozes no ano, no próximo ano não produzirá.


Os brotos vegetativos do ano anterior produzem 32% mais nozes do que brotos frutíferos. A competição entre os frutos se deve a uma maior força de absorção de nutrientes por aqueles que se formaram anteriormente nos frutos que apresentam um desenvolvimento posterior: Quando as nozes são gerenciadas para maximizar a eficiência fotossintética, melhorar a relação folha/fruto, prolongar a permanência da folhagem no outono e aumentar as reservas de nutrientes no início da dormência, o grau de alternância é substancialmente reduzida. A proporção entre brotações vegetativas e frutífera é a chave para a produtividade das nozes


Conclusão


A alternância é um mecanismo natural de sobrevivência e perpetuação da nogueira-pecan, através da estratégia de formar o maior número de sementes no ano e acumulação de substâncias de reserva no ano de descarga. O desenvolvimento reprodutivo abrange uma longa e complicada sequência de eventos que é ajustado ao sucesso evolutivo das espécies e não ao sucesso econômico do fruticultor.

Portanto, a necessidade de um hábito de frutificação regular não vai relatar as espécies como uma melhoria evolutiva, enquanto um ciclo alternado melhora a qualidade da semente e suas chances de perpetuação.



Fonte: Adaptado, Revista Nogaleros, novembro 2019.

Revisão: Jonas Janner Hamann, doutorando em Agronomia pela USFM.

864 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page