top of page

Projeto Identificação de cultivares atinge meta da 1ª etapa.

O projeto trata do desenvolvimento de marcadores moleculares para identificação e certificação de cultivares de nogueira-pecan cultivadas e comercializadas no Brasil.



O objetivo do projeto é atuar na identificação molecular das cultivares de nogueira-pecan cultivadas no Brasil e criar um banco de dados genéticos público que permita a identificação correta de cultivares plantadas e/ou vendidas no país.


Nesta primeira etapa, foram divulgados os objetivos de arrecadação, destinados ao projeto, que é coordenado pelo professor Valdir Marcos Stefenon da UFSC doutor em ciências florestais, Atua na área de Biotecnologia Vegetal, com foco em Ecologia Molecular e Micropropagação de Plantas, juntamente com pesquisadores da UFSM e Unipampa.


Como metodologia, serão comparadas amostras das cultivares plantadas no Brasil, com cultivares originárias dos EUA, com relação a suas características genético-moleculares, utilizando-se marcadores moleculares.


Quais são os resultados esperados com o projeto?

  • Formação de um banco de dados genéticos público de cultivares de nogueira-pecan, utilizados como padrão para identificação de cultivares e certificações;

  • Identificação do pedigree de plantas de nogueira-pecan com potencial para registro como novas cultivares;

  • Correta identificação das cultivares de nogueira-pecan plantadas no Brasil.

  • Desenvolvimento de um sistema de certificação de viveiros e plantações de nogueira-pecan.


Com a contribuição de 26 produtores e empresas, a meta da 1ª etapa de arrecadação foi atingida com sucesso:

Data de atualização: 15/12/2020



A compra dos insumos para realização do projeto já estão sendo realizadas. As atualizações e as próximas etapas da pesquisa, serão divulgadas para toda cadeia produtiva.


Para contribuir:




99 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page