top of page

O impacto do consumo das nozes e frutas secas na sua saúde digestiva

Atualizado: 1 de abr. de 2021

Os componentes dos alimentos têm um impacto fundamental na microbiota intestinal, influenciando sua composição em termos de riqueza e diversidade.


Você sabia que a microbiota gastrointestinal humana, também conhecida como flora intestinal ou microbiota intestinal, é a maior população de microorganismos do corpo humano que vive no intestino? Além de absorver energia dos alimentos, os micróbios intestinais são essenciais para ajudar os humanos a absorver os nutrientes. As bactérias intestinais nos ajudam a quebrar moléculas complexas nos alimentos.


As bactérias intestinais podem melhorar sua saúde?


Cerca de 100 trilhões de bactérias, boas e más, vivem dentro de seu sistema digestivo. Coletivamente, eles são conhecidos como microbiota intestinal. Dentro desses trilhões de bactérias intestinais, existem cerca de 1.000 espécies diferentes, representadas por cerca de 5.000 cepas bacterianas distintas. A microbiota intestinal de cada pessoa é única, mas existem certas combinações e coleções de bactérias que são encontradas em indivíduos saudáveis. Os principais fatores que afetam sua mistura microbiana pessoal são idade, dieta, meio ambiente, genes e medicamentos (principalmente a exposição a antibióticos, que podem esgotar as bactérias intestinais). Sua microbiota intestinal desempenha muitos papéis. Ele metaboliza os nutrientes dos alimentos e de certos medicamentos, serve como uma barreira protetora contra infecções intestinais e produz vitamina K, que ajuda a formar as proteínas de coagulação do sangue.


O papel das nozes e frutas secas na microbiota intestinal


As nozes são alimentos (prebióticos) para as bactérias (probióticos) e as cascas das nozes, em particular, parecem desempenhar um papel importante por serem ricas em fibras e polifenóis, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos conduzidos com amêndoas e pistache relataram aumentos no crescimento de bactérias benéficas, levando ao aumento do butirato - um ácido graxo de cadeia curta (SCFA) - que parece manter as células do cólon saudáveis.






Chaves para uma composição saudável da microbiota intestinal


O equilíbrio hospedeiro-microrganismos saudáveis ​​deve ser respeitado para manter a barreira intestinal e as funções do sistema imunológico de maneira ideal e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento de doenças. Os componentes dos alimentos têm um impacto fundamental na microbiota intestinal, influenciando sua composição em termos de riqueza e diversidade. Por outro lado, a alta ingestão de proteínas animais, gordura saturada, açúcar e sal poderia estimular o crescimento de bactérias patogênicas em detrimento de bactérias benéficas, levando a possíveis alterações da barreira intestinal. Por outro lado, o consumo de polissacarídeos complexos e proteínas vegetais pode estar associado ao aumento da quantidade de bactérias benéficas, estimulando a produção de SCFA. Além disso, ômega-3, polifenóis e micronutrientes parecem ter o potencial de conferir benefícios à saúde por meio da modulação da microbiota intestinal.

O consumo de nozes está claramente relacionado aos resultados para a saúde humana. Seus efeitos benéficos têm sido atribuídos principalmente aos perfis de ácidos graxos das nozes e ao conteúdo de proteínas vegetais, fibras, vitaminas, minerais, fitoesteróis e fenólicos. (Acesso o estudo: Compostos prebióticos de nozes e microbiota humana).



Como você pode ver, os hábitos alimentares podem influenciar fortemente a composição da microbiota intestinal. Portanto, certifique-se de manter uma dieta saudável com os alimentos mencionados acima e lembre-se de incluir nozes e frutas secas!






264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp.png
bottom of page