top of page

News semanal IBPecan: as notícias que são destaque na Pecanicultura

01/11/21 a 05/11/21



Estudo mostra que consumo diário de nozes não engorda


Matéria no site do INC (International Nut & Dried Fruit Council) aborda estudo recente publicado na Obesity Reviews (jornal com melhor classificação no campo da obesidade) que explora como o consumo de nozes está relacionado ao controle de peso. Os autores concluem que o consumo de nozes recomendado de 30 a 45 gramas por dia não está associado a medidas de aumento da adiposidade e a preocupação de que a ingestão da fruta leva ao ganho de peso é injustificada. Acesse: https://bit.ly/3D1iqId.



Requisitos mínimos de identidade e qualidade das nozes em debate


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento convida para a audiência pública sobre a proposta de portaria definindo os requisitos mínimos de identidade e qualidade para amêndoas, castanhas, nozes e frutas secas. A reunião presencial está marcada para o próximo dia 9, das 9 às 18 horas, no Auditório Jonas Pinheiro, do MAPA, em Brasília/DF. O objetivo é permitir a participação e a exposição técnica de órgãos, entidades ou pessoas interessadas sobre pauta predefinida de tópicos relacionados à proposta de regulamentação. Interessados podem enviar questionamentos prévios e devem confirmar presença até hoje (5) para o e-mail cgqv-dipov@agricultura.gov.br. As informações sobre o acesso ao evento encontram-se na página https://lnkd.in/dVJs56gq.



Participe da pesquisa on-line sobre a situação da pecan no Brasil



Os associados do IBPecan estão convidados a responderem ao questionário on-line sobre a situação dos pomares da pecan no Brasil. O objetivo é conhecer a realidade do setor, e as contribuições farão parte do projeto de pesquisa ‘Bases para produção sustentável de noz-pecan no Brasil’, da Embrapa, e do Projeto Pecan 2030, parceria da Embrapa e IBPecan. O questionário é simples, não existe resposta certa ou errada, podendo ser respondido em aproximadamente sete minutos. Os dados coletados são confidenciais e serão utilizados apenas para a pesquisa científica. Acesse: https://bit.ly/2YPMpDG.



Saiba como preparar deliciosa sobremesa light gelada com pecan


Receita publicada no site Casal Mistério ensina como preparar um gelado vegano com pecan, sobremesa light para refrescar os dias quentes desta época. Além das nozes, é preciso providenciar leite de coco, leite de amêndoa, tâmaras picadas (sem caroço), xarope de ácer, extrato de baunilha, canela em pó e uma pitada de flor de sal. Para saber a quantidade certa de cada ingrediente e o modo de preparo da sobremesa, acesse https://bit.ly/3mLyZ4X.



Formigas cortadeiras: por que controlar e qual melhor estratégia?


Em plantios silvícolas, as formigas cortadeiras são a principal praga em potencial. Podem elevar consideravelmente os custos de implantação e o controle de pragas. O tema é abordado em artigo de autoria do engenheiro florestal Pablo Thiel Della Cruz publicado na edição nº 6 do boletim informativo e no site do IBPecan. Conforme o texto, as estratégias de controle que têm apresentado melhores resultados a longo prazo levam em conta o hábito alimentar desses insetos e o meio de reposição de indivíduos pela rainha. Acesse: https://bit.ly/3bGjMvR.


5 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page