top of page

News semanal IBPecan: as notícias que são destaque na Pecanicultura

25/10/21 a 29/10/21


Presidente do IBPecan fala sobre cultura para Record TV


O ano de 2021 tem sido importante para a agricultura gaúcha. Uma das culturas que superaram as expectativas foi a da pecan, que, pela primeira vez, vendeu ao mercado externo. Ao todo, foram exportados sete contêineres de quatro produtores gaúchos. O tema foi abordado em recente matéria da Record TV RS em que o presidente do IBPecan, Demian Segatto da Costa, falou sobre o presente e as expectativas para o futuro do setor. Acesse: https://bit.ly/3Bs1wAJ.



Estudo aponta queda de gordura no sangue com pecan na dieta


Cientistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, recrutaram 52 adultos com alto risco cardíaco e, enquanto uma parte recebeu 68 gramas pecan, o equivalente a 470 calorias, outra não consumiu o alimento. Após dois meses, houve queda de 5% no colesterol total e de 9% no tipo LDL, considerado ruim, entre quem ganhou a fruta. As informações contam em matéria publicada no site da Veja Saúde: https://bit.ly/3vYj5Ya.



Cluster da Argentina disponibiliza análise econômica da plantação de pecan


‘Resultados econômicos de uma plantação de nozes’ é título de análise econômica divulgada pelo Cluster Pecan da Argentina. Elaborado por Alejandro Lavista llanos (La Pecanera del Gualeguay) com a colaboração de Ana Laura Grassi (EEE Delta del Paraná – INTA), o estudo mostra uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 14%. Este valor é um pouco menor que nos anos anteriores, provavelmente porque os custos dos insumos aumentaram e o valor da pecan sem casca aumentou. O documento fornece uma boa ferramenta de informação básica de uso real para novos investidores, para estudarem a rentabilidade de suas safras e expandi-las, e a todos os membros do mundo da pecan. Acesse o material na íntegra: https://bit.ly/3GwpEFX.



Associado desenvolve bebida refrescante a partir da casca da pecan


Por meio de parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, a Santa Leocádia Agroindústria desenvolveu a Nutplus, uma bebida não alcoólica, refrescante, saborosa e saudável, a partir da casca da pecan. O produto dispõe de três sabores: hibisco e pêssego, preferido do público feminino, de linda coloração e com ação levemente relaxante; limão, uma opção para os amantes das bebidas mais cítricas e energéticas; e manga e maracujá, uma versão mais tropical, suave e adocicada. Em todas as versões, não tem açúcar adicionado. A Santa Leocádia é uma empresa familiar que produz pecan no distrito de Santa Flora, no município de Santa Maria/RS. Além das nozes in natura, comercializa os frutos em embalagens prontas para o consumo, assim como nozes quebradas, granuladas, farinha e nozes caramelizadas, com chocolate, com canela e com pimenta na linha Magnuts. Acesse: https://bit.ly/3vT4BZk.


Curso técnico sobre pecan está programado para o próximo dia 26

O II Curso Técnico da Noz-Pecan está programado para 26 de novembro, a partir das 8 horas, em Anta Gorda/RS. A capital da pecan irá receber profissionais e palestrantes capacitados e com vasto conhecimento sobre a cultura. Sempre atentos ao mercado nacional e internacional, o Viveiros Pitol proporcionará aos seus clientes e futuros clientes um dia repleto de aprendizados e troca de experiências. O evento será dividido em dois momentos. Pela manhã, haverá palestras abordando o cenário atual da pecan juntamente com um coffee break à base do fruto. À tarde, no Pomar da Pitol, será realizada a parte prática do evento, com demonstrações de maquinários e produtos para implantação do pomar. Inscreva-se: https://www.nozespitol.com.br/inscricao/.


17 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page