News semanal IBPecan: as notícias que são destaque na pecanicultura

17/05/21 a 21/05/21



IBPecan assina acordo com Embrapa para projetar cultura da noz-pecan


A Embrapa Clima Temperado assinou simbolicamente acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) no dia 20 de maio durante a abertura do VI Seminário da Cultura da Noz-Pecan. Os objetivos são dar suporte tecnológico e promover o crescimento sustentável da cadeia produtiva. ''Chamado Pecan 2030'', o projeto irá captar recursos, desenvolver e transferir tecnologias e elaborar estratégias com base nas metas do setor para 2030. A expectativa é qualificar os pomares e atingir entre 25 mil e 30 mil hectares plantados no País nos próximos dez anos. https://bit.ly/3hLAIoH


Capacitação virtual do IBPecan prepara agricultor para exportação


‘Da colheita até a padronização para a comercialização da noz-pecan’ é título de capacitação virtual que o IBPecan promove nos dias 22 e 29 de maio, às 9 horas, via Google Meet. O objetivo é preparar o pecanicultor para que alcance os padrões internacionais de exportação. No primeiro encontro, serão abordados os temas colheita, secagem e armazenamento. E no segundo, qualidade comercial: padrões de comercialização. O palestrante é o engenheiro agrônomo Mariano Marcó, especialista em pecanicultura e auditor de qualidade de nozes-pecan para exportação na Câmara Argentina de Produtores de Pecan (Cappecan). O preço para os associados do Instituto é R$ 25,00. Para o público em geral, R$ 100,00.


Inscrições: https://forms.gle/u3HBn8k3kSoe5X6t9.


Associados do IBPecan recebem artigo exclusivo sobre cobertura de solos


Associados do IBPecan receberam com exclusividade o artigo técnico intitulado ‘Por que investir em cobertura de solo?, de autoria dos engenheiros agrônomos Ícaro Borges Tavares e Jordano Vaz Ambus. Entre as inúmeras vantagens apontadas por eles, constam: aumento dos teores de matéria orgânica do solo; diminuição do uso de herbicidas, inseticidas e adubação; diminuição do gasto de energia com irrigação; aumento da rentabilidade por hectare; e diminuição da incidência de ervas daninhas.

O IBPecan acaba de firmar nova parceria com a UNISC, concedendo descontos na análises foliares e de solo aos associados produtores do IBPecan. https://bit.ly/3u03FA0



IBPecan cede entrevista para o portal Notícias Agrícolas


O diretor de Relações Públicas do IBPecan, Carlos Eduardo Scheibe, é o entrevistado de 17 de maio no programa Realidades da Safras do canal Notícias Agrícolas no YouTube. O tema central é a colheita histórica da noz-pecan no Brasil em 2021, com uma estimativa de 4,7 mil toneladas da fruta contra 2,75 mil no ano passado. O recorde anterior foi de 4 mil toneladas em 2019. Embora as condições climáticas tenham contribuído, Scheibe também ressaltou a participação dos pomares novos nesses números.

Acesse a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=yGyGDFRV-40.



Evidências científicas comprovam benefícios das nozes na saúde e longevidade


Matéria publicada no site da ABNC (Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas) aborda resultado de estudo intitulado ‘As evidências científicas das propriedades benéficas das castanhas, nozes e amêndoas’, apresentado durante webinar promovida pela entidade. De autoria do médico cardiologista, pneumologista e geriatra Euler Ribeiro, reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), e da diretora de Pesquisa Biogenômica da Universidade de Santa Maria/RS, Ivana da Cruz, a pesquisa enfoca os benefícios das referidas frutas à saúde e à longevidade. Sugere, inclusive, que o consumo desses alimentos é importante para reforçar o sistema imunológico contra a Covid-19. Acesse: https://bit.ly/33ZN3xt.





51 visualizações0 comentário