As notícias da semana que são destaque na pecanicultura
Inverno é tempo de cuidados com os pomares
O tempo frio é o período em que o produtor deve ficar atento a alguns cuidados especiais com o pomar. O técnico do IBPecan, Jonas Janner Hamann, destaca que o período ainda é de plantio de novos pomares não só aqui no Rio Grande do Sul, como também em Santa Catarina e no Paraná. Segundo ele, é importante focar no solo para ter um resultado efetivo no desenvolvimento das nogueiras. “A coleta de solo é indicada para realização de análise química, para determinação da necessidade de calagem e adubação, bem como para quantificação das doses”, ressalta.
Podas são realizadas em diferentes períodos no sul do país
Os pomares que já perderam suas folhas podem ser podados neste período do ano. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, é época de poda de formação e produção de pomares. Contudo, o técnico do IBPecan, Jonas Janner Hamann, lembra que no Paraná ainda é preciso aguardar mais 10 dias. “Há plantas que ainda estão com folhas que não nasceram”, explica. O solo, porém, já pode ser corrigido, caso o produtor tenha realizado a coleta e as análises tenham sido interpretadas. Assim é possível, então, realizar a calagem e adubação (com fósforo e potássio).
Prepare-se para a Expointer 2024!
A estrutura que receberá a pecan nacional, seus produtores e demais envolvidos com a cadeia produtiva e industrial na edição deste ano da Expointer, está sendo organizada pelo IBPecan. Desta forma, os interessados em participar do evento já podem consultar o instituto. As informações devem ser obtidas junto à secretaria pelo e-mail contato@ibpecan.org ou pelo telefone (51) 3103.5299.
Curtas
China: IBPecan aguarda reunião entre a Câmara Setorial da Noz-Pecã e o Ministério da Agricultura para entender os protocolos sanitários daquele país das nozes sem casca.
Dívidas: Os produtores atingidos pelas estiagem devem conversar, imediatamente, com seus bancos para conhecerem as diferentes possibilidades para renegociação das dívidas.
Preços: As nozes com casca de produção nacional estão sendo comercializadas entre R$ 19 e R$ 20 o quilo, devido à pouca produção. É possível que ainda ocorra elevação.
Comments