top of page

IBPE:2º Curso sobre a poda verde da Nogueira-Pecan.

Atualizado: 7 de mai. de 2020

No último dia 30 de novembro, o IBPE realizou mais uma edição do curso de poda da nogueira-pecan na cidade de Butiá- RS.


Cibele Medeiros - Associada técnica IBPecan
Cibele Medeiros - Associada técnica IBPecan





Pomar associado Fábio Rguse (Butiá - RS)

O IBPecan realizou neste último final de semana, o 2º curso sobre a poda verde da Nogueira-pecan, na cidade de Butiá - RS, na propriedade do produtor associado Fábio Raguse. Os participantes tiveram acesso à informações teóricas e práticas sobre a poda verde, com material de apoio e imagens ilustrativas para auxílio da prática.


  • Princípios da poda verde.

  • Fisiologia da poda verde

  • Morfologia da pecan para poda verde

  • Tipos de poda verde.

  • Aula prática


O instrutor Jonas Janner Hamann, produtor e engenheiro agrônomo, com mais de 12 anos de experiência na nogueira-Pecan, apresentou também aos participantes, algumas orientações e informações divulgadas na mídia sobre a deriva do herbicida 2,4-D:



Outro assunto bônus do curso, foi o Escolitíneo. Este besouro pode atacar plantas de diversas idades, porém, os sintomas são sempre os mesmos.

Informações abaixo:



(à direita - Vice presidente IBPecan, Demian Segatto da Costa)
(à direita - Vice presidente IBPecan, Demian Segatto da Costa)

A poda da nogueira-pecã é uma das práticas de manejo da cultura.


De fundamental importância, essa prática deve ser realizada desde o momento do plantio, denominada poda de formação, estendendo-se até o terceiro ou quarto ano, quando ainda procura-se conduzir a planta em forma de líder central.

Após a planta passar por esses anos de formação, a partir do quarto ou quinto ano (dependendo da intensidade da poda, nos anos anteriores), deve ser realizada anualmente a poda de frutificação e a poda de limpeza.




Veja abaixo a 1ª edição do curso de poda verde:



Imagens: acervo IBPE


128 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page