#Coronavírus: Comunicado Associações

Atualizado: 7 de mai. de 2020

A Cadeia Produtiva trabalha para garantir a saúde de seus colaboradores e o abastecimento das Frutas, Legumes, Verduras e Flores. Do campo a mesa.

Vivemos um momento sem precedentes em nossa história! Com a declaração da pandemia decorrente do COVID-19 todos nós devemos nos unir e contribuir para uperarmos este momento de incertezas. A garantia da saúde de nossos familiares, amigos e toda a população é uma prioridade! Acreditamos que sairemos fortalecidos ao final deste processo.

Em conjunto, Produce Marketing Association (PMA), Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM), Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), Associação Brasileira de Produtores de Maça (ABPM), Associação Brasileira de Supermercado (ABRAS), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (ABRAPALMA), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas (ANDAV), Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR), Instituto Brasileiro de Horticultura (IBRAHORT) e Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), compartilham sua visão e posicionamento diante do cenário do COVID-19:

▪ A cadeia produtiva está comprometida e executando todos os procedimentos recomendados pelos órgãos do governo para garantir a saúde dos seus trabalhadores, desde o campo até os supermercados.

▪ A produção no campo não pode parar! Produtores, transportadores, processadores e distribuidores, todos juntos, estão comprometidos para que não ocorra falta de alimentos a população brasileira. O setor tem o compromisso de abastecer as redes de supermercados de todo o país;

▪ Teremos, no entanto, uma possível redução da capacidade de produção e processamento, justamente para resguardar os trabalhadores do campo e das casas de embalamento. O setor empenhará todos os esforços para manter o abastecimento, organizando escalas e respeitando as famílias para que possam cuidar dos seus filhos, parentes e amigos;

▪ Como no setor de saúde, o setor de alimentos de alimentos, flores e plantas ornamentais precisa do apoio de toda a população e órgãos de governo para continuar operando sem interrupções;

▪ Estamos, de forma colaborativa, comunicando o setor sobre as práticas de higiene para o combate da disseminação do vírus;

Estamos divulgando ativamente as recomendações nacionais e internacionais, tais como os Centros de Controle de Doenças (CDC) , Organização Mundial da Saúde (OMS), Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Importante destacar que não há casos clinicamente confirmados de COVID-19 ligados ao consumo de produtos frescos ou alimentos vendidos nos pontos de venda tradicionais. À medida que os consumidores selecionam seus produtos, é fundamental seguir as orientações de segurança alimentar.

Sabemos que o momento é difícil, mas iremos superá-lo! Todos os associados PMA e as Associações aqui representadas contam com o apoio da sociedade, para que unidos e de forma consciente, possamos melhorar e aprender com esta experiência.

Por fim, queremos agradecer a todos aqueles que estão trabalhando para garantir que nosso setor continue operando.

Brasil, 19 de março de 2020.

Comunicado oficial na íntegra:

whatsapp.png