top of page

VI Encontro Nacional sobre Registro de Agrotóxicos para CSFI (Minor Crops)

Atualizado: 1 de mar. de 2021


O IBPE estará presente no VI Encontro de Cultura de Suporte Fitossanitário Insuficiente, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2019, no Auditório da Sede da Anvisa, em Brasília.



As Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI) ou Minor Crops, como são conhecidas internacionalmente, são aquelas culturas que em função do elevado custo na realização de estudos necessários para o registro de agrotóxicos, não apresentam retorno financeiro atrativo para as companhias que realizam tais registros.


A falta de produtos agrotóxicos para essas culturas, além de dificultar o manejo das pragas por parte dos produtores rurais, impede que outras avaliações de risco sejam realizadas, o que pode proporcionar um subdimensionamento do uso dos produtos.


Desde 2010, o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, apresentou alternativa para melhoria deste cenário, criando regramento específico para o registro de agrotóxicos para estas culturas: Inicialmente com a publicação da Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 01 de 2010 e posteriormente com a INC nº 01 de 2014.


A discussão que estava concentrada entre governo e a indústria detentora dos registros expandiu e alcançou também os produtores rurais, os quais se organizaram e passaram a se envolver nas discussões e auxiliar no processo, principalmente apresentando a realidade e as demandas do setor produtivo.


Assim, a Anvisa, juntamente com o MAPA e IBAMA, ao organizarem o VI Encontro de Cultura de Suporte Fitossanitário Insuficiente do Brasil, identificam a oportunidade do início de uma nova etapa de trabalho e conquistas no âmbito das CSFIs no Brasil, consolidando os avanços alcançados e trilhando novos caminhos na construção de uma solução definitiva para o registro de agrotóxicos para as CSFI.


Local: Auditório da Anvisa – Sede, Brasília/DF

Data: 13 e 14 de novembro de 2019, das 9h00min às 17h00min


Programação:




Fonte: ANVISA

86 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page