Se você quer evitar a osteoporose, coma Pecans!

Atualizado: Jul 14

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove milhões de pessoas em todo o mundo sofrem fraturas devido à osteoporose anualmente. Metade desses casos se concentra apenas na América e Europa. Ao contrário do que dita o pensamento popular, não é apenas uma dieta pobre em cálcio e rica em carboidratos refinados que está por trás deste problema.

Na verdade, um dos fatores que mais tem sido associados à osteoporose nos últimos anos, é a deficiência de magnésio. Isso porque níveis muito baixos deste mineral acabam causando perda de cálcio, iniciando um processo que se assemelha à uma bola de neve. Alguns especialistas já tratam do caso como uma epidemia.

O problema com o magnésio é que seu consumo médio não está apenas um pouco abaixo do indicado. A International Osteoporosis Foundation (IOS), por exemplo, descobriu que nos Estados Unidos a média de consumo representa apenas 68% do valor indicado pela OMS. Lá, mais de 80% das pessoas com mais de 80 anos sofrem com osteoporose, especialmente mulheres.

É muito fácil entender como a falta de magnésio atinge nossos ossos. Da mesma forma que o cálcio, a maior parte deste mineral (60%) está armazenada em nossa estrutura óssea. Por ser essencial para nosso organismo em vários aspectos, como converter a vitamina D para sua forma ativa, quando sua presença em nossa corrente sanguínea diminui, nosso corpo recorre ao estoque de minerais contidos nos ossos, podendo “desmineralizá-los”.

Simples de entender. E perigoso demais para arriscar. E arriscamos o tempo todo com nossas dietas pobres em minerais.

Além disso, existem alguns fatores de risco extra para a deficiência de magnésio. Dentre eles estão o alcoolismo, pancreatite, diabetes mellitus e infarto agudo do miocárdio.

A sugestão é sempre consumi-la in natura. O melhor é que é ‘impossível’ resistir ao sabor da noz Pecan em pratos como quiches, carnes, pescados, risotos e massas. A verdade é que não importa como, apenas não esqueça de incluir nozes em sua rotina.


Fonte: Eduardo Ruedell, Acadêmico de Comunicação Social/UFSM, e Editor de Conteúdo do portal de saúde Medictando.com.


82 visualizações

Av. Presidente Roosevelt, 1264 lj. 36
Porto Alegre, RS 90230-002

contato@ibpecan.org

Tel: (51) 3103-5299

         (51) 99829.1140

  • YouTube - IBPecan
  • Branco Twitter Ícone
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Capa PodCast Jonas 102020.jpeg

By Jonas Janner Hamann 
Associado produtor IBPecan

Criado por FlyUp Soluções Digitais

whatsapp.png