top of page

Santa Maria sedia abertura da colheita da pecan

Almoço gastronômico está na programação do evento e ressalta versatilidade da fruta em pratos doces e salgados



Inúmeras pesquisas comprovam os benefícios da noz-pecã ao organismo humano, incluindo a prevenção do envelhecimento do cérebro, de diferentes tipos de câncer e das doenças do coração. Outra boa notícia é que a fruta pode ser consumida in natura a qualquer hora do dia ou como ingrediente nos mais diferentes pratos doces e salgados. A versatilidade dessa oleaginosa poderá ser conferida na 5 ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã, cuja programação inclui um almoço gastronômico com receitas saborosas.


Este ano, o evento que marca o início da colheita da pecan no Brasil ocorre no dia 14 de abril, a partir das 8 horas, na Fazenda Santa Leocádia, localizada em meio ao bioma Pampa, na Estrada Santa Flora, nº 404, Distrito de Santa Flora, Santa Maria/RS. A expectativa é de que estejam presentes mais de 300 representantes de toda cadeia produtiva do setor, além de autoridades municipais e estaduais. A realização é da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) do Rio Grande do Sul em conjunto com o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e a prefeitura local.




Uma série de atividades está prevista para todo o dia visando conectar pessoas e ideias, aumentar a representatividade do setor, difundir conhecimentos técnicos e fechar negócios. O ponto alto será o almoço gastronômico, no qual os convidados inscritos e com presença confirmada, em volta do fogo de chão, poderão saborear diferentes pratos em que a pecan é utilizada como ingrediente ou em molhos para acompanhamento. Entre outras delícias, serão servidos cordeiro da Patagônia, costelão, brisket, risotos, saladas, pães, tortas, bolos, muffins e cookies.



Projeção da safra


O Rio Grande do Sul é o estado maior produtor de pecan no Brasil, respondendo por mais de 70% da produção nacional. Também abriga 90% das indústrias processadoras desse tipo de noz no país. A maior concentração da pecanicultura ocorre na Depressão Central e no Vale do Taquari, e os dez maiores produtores são os municípios: 1º Cachoeira do Sul, 2º Anta Gorda, 3º Santa Maria, 4º Sananduva, 5º Taquari, 6º Rio Pardo, 7º Canguçu, 8º Garruchos, 9º Catuípe e 10º General Câmara.


Ano a ano, a área de cultivo vem aumentando, já abrangendo 200 municípios gaúchos e 1.400 produtores, os quais vêm abrindo novas portas no mercado interno e começando a exportação para países da Europa e Oriente Médio, colocando a pecan brasileira na vitrine internacional. A projeção da safra 2023 é de aproximadamente 7 mil toneladas de pecans em 6 mil hectares plantados. Ou seja, um aumento de 55% em relação ao ano passado, período de baixa produção devido à alternância natural da nogueira-pecã (também chamado de ano off) e à seca, quando foram colhidas em torno de 4,5 mil toneladas em 5.333 hectares.


Programação


8h às 9h - Recepção e cadastramento dos convidados.

9h às 11h - Panorama da pecan no Brasil, riqueza nutricional e a diversidade gastronômica da fruta.

11h às 12h - Abertura oficial da colheita da pecan com a presença de autoridades.

12h às 14h - Almoço gastronômico para os presentes.

14h às 16h30 - Estações técnicas, com apoio da Emater, sobre a cultura da pecan e exposição de empresas e instituições que fazem parte da cadeia produtiva:

- Estação com os novos produtos biológicos e suas características;

- Estação com os pulverizadores e atomizadores;

- Estação com os sistemas de irrigação e suas características.

- Estação associativismo, com representante do IBPecan.

17h - Encerramento.



Saiba mais


- O acesso à Fazenda Santa Leocádia é fácil, pela BR 392, que liga Santa Maria a São Sepé, seguindo pela estrada de Santa Flora, conforme o mapa.





















O que é o IBPecan?


O Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) é uma associação sem fins lucrativos fundada em outubro de 2018 por produtores de nogueira-pecã do Sul do Brasil. É constituída por pessoas físicas e jurídicas que se dedicam ao cultivo, produção e industrialização da fruta.

Tem por objetivos orientar, promover e estimular a produção, comercialização e distribuição da pecan por meio de eventos, cursos e parcerias com instituições públicas e privadas. Assim como defender os interesses coletivos de seus associados, zelando pela ética no desenvolvimento de suas atividades, divulgando leis, portarias e informações técnicas da pecanicultura. Saiba mais em: www.ibpecan.org.




Contatos para entrevistas podem ser feitos com Eduardo Klumb, anfitrião da Fazenda Leocádia e integrante da diretoria do IBPecan, pelo telefone/WhatsApp (55) 99917-5181.


Inscrições para o evento: https://forms.gle/JoPYtKr4SHYaFr3MA


Redação: Martina Wartchow


35 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page