Rio de Janeiro será sede do Congresso Mundial de Nozes e Frutas Secas em 2027
- IBPecan
- 21 de mai.
- 2 min de leitura
A ABNC tem a satisfação de anunciar uma conquista histórica para o setor nacional: o Brasil foi escolhido para sediar, em 2027, o Congresso Mundial do International Nut and Dried Fruit Council (INC), o mais importante evento global da cadeia de nozes e frutas secas. A cidade-sede será o Rio de Janeiro, que receberá representantes de toda a cadeia produtiva internacional para três dias de debates, networking e promoção dos produtos do setor.
O anúncio oficial foi feito durante a edição 2025 do congresso, realizada entre os dias 8 e 10 de maio, em Mallorca, na Espanha. O evento reuniu mais de 1.520 profissionais de 73 países e serviu como uma vitrine das principais tendências e desafios da indústria. Além de tratar de sustentabilidade, inovação, saúde e comércio global, o congresso confirmou as próximas sedes: 2026 na China e 2027 no Brasil, evidenciando a crescente relevância do nosso país nesse mercado.
A escolha do Brasil como sede reflete o reconhecimento internacional da qualidade, do potencial produtivo e do esforço de articulação institucional do setor. Será a primeira vez que o país recebe o congresso da INC, o que representa uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade dos produtos brasileiros, fortalecer parcerias comerciais e atrair investimentos.
Além dessa conquista, a ABNC foi convidada a assumir, pelos próximos dois anos, a presidência da Rede de Embaixadores do INC, um grupo formado por representantes estratégicos da entidade em diferentes países. A nomeação reforça o papel de liderança que o Brasil vem assumindo nas discussões internacionais sobre o futuro da indústria e a importância da atuação institucional da ABNC na promoção de uma agenda global alinhada à sustentabilidade, inovação e expansão de mercado.
Durante o congresso, também foram apresentados dados preliminares da safra 2025/2026, que indicam estabilidade na produção global de nozes, com destaque para o crescimento de 9% em macadâmias, 6% em nozes e 2% em amêndoas. A produção global de amendoim deve crescer 2%, enquanto a de frutas secas poderá sofrer uma leve queda de 2%. Entre os desafios apontados, estão o impacto de eventos climáticos extremos nas safras, pressões de preços, instabilidade econômica e barreiras comerciais.
Entre os destaques da programação, esteve o lançamento oficial da Certificação de Sustentabilidade INC, destinada a promover boas práticas produtivas e garantir maior transparência na cadeia de fornecimento – uma resposta direta à crescente demanda de consumidores e varejistas por produtos mais sustentáveis e com rastreabilidade.
O evento também contou com painéis sobre saúde e nutrição, aspectos legais do comércio internacional e uma inspiradora palestra de Toni Nadal, ex-treinador do tenista Rafael Nadal, sobre resiliência e superação.
Ao final do congresso, foi anunciada a transição da presidência do INC para Ashok Krishen, da empresa ofi (Singapura), que assumiu o cargo com a proposta de priorizar o aumento do consumo global de nozes e frutas secas, a promoção de seus benefícios à saúde e a liderança em práticas sustentáveis.
Com o anúncio da sede no Rio de Janeiro em 2027, a ABNC se prepara para colaborar ativamente com a organização do evento, trabalhando para apresentar ao mundo o melhor da produção nacional de nozes e castanhas, suas inovações, sua diversidade e sua vocação sustentável.
Fonte: ABNC Nuts
Comments