top of page

Registro de defensivo para nogueira-pecan

Atualizado: 7 de mai. de 2020

O produto Patrol SL da empresa Adama, recebeu a extensão do registro para utilização na nogueira-pecan. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União do dia 17 de fevereiro. O defensivo é bastante utilizado para controle de plantas daninhas.



Registro: Jonas Janner Hamann



Redação publicada Diário Oficial da União ISSN 1677-7042 Nº 33, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020


38. De acordo com o Artigo 22, §2º Inciso I, do Decreto nº 4074, de 04 de janeiro de

2002, no produto Patrol SL, registro nº 19016, foi aprovada alteração nas recomendações

de uso do produto com a inclusão das culturas CSFI de aveia, centeio, cevada, triticale,

açaí, castanha-do-pará, dendê, macadâmia, noz-pecã, pinhão, pupunha e duboisia,

conforme processo nº 21000.054514/2018-92.



A cultura da nogueira-pecan apresenta limitações quando ao registro de defensivos para manejo dos pomares, por se tratar de uma cultura de Suporte Fitossanitário Insuficiente - CSFI, também conhecida como ''Minor Crops'':



O Grupo de Trabalho CSFI organiza e participa de encontros técnicos sobre o tema, buscando facilitar o diálogo entre as indústrias detentoras dos registros, as instituições de pesquisa, órgãos reguladores, produtores e suas associações, convergindo os esforços para encontrar soluções que atendam as demandas do setor produtivo.


Com o apoio do IBPE e de empresas parceiras associadas, em 27 de setembro de 2019, o pesquisar da Embrapa Clima Temperado Carlos Roberto Martins, que desenvolveu projetos para cultura da nogueira-pecan, recebeu o convite do Comitê Minor Crops - BR para participar do encontro realizado na Secretaria da Agricultura em São Paulo, como especialista da cultura CSFI.


Na ocasião, Martins citou a necessidade de alteração da cultura Noz-pecã do grupo 1 – Frutas com casca não comestível para o grupo 2 – Frutas com casca comestível, em razão do manejo similar da Noz com a cultura da Maçã.


O IBPE também esteve presente no VI Encontro de Cultura de Suporte Fitossanitário Insuficiente, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro de 2019, no Auditório da Sede da Anvisa, em Brasília. A associada técnica Danielle Galvan, representante no evento, enviou ao IBPE o relato técnico sobre a participação no evento:



Este é um resultado prático do trabalho que vem sendo desenvolvido por por profissionais especialistas e técnicos associados com o apoio do IBPecan.



Diário Oficial da União:




103 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page