#ProjetoExportação: análise e atratividade e seleção de mercados

Atualizado: Abr 28

Ferramenta criada pela equipe de Inteligência Comercial Internacional do CIN - RS FIERGS, tem como intuito auxiliar o IBPE na tomada de de decisão para internacionalização.



A ferramenta disponibilizada em outubro de 2019 aos associados, é interativa, de uso exclusivo e agrupa dados quantitativos e qualitativos sobre o mercado mundial, com foco na identificação das necessidades e oportunidades de exportação de Nozes-Pecan.


Composição da ferramenta:


1. Mapa de calor: pode ser segmentado pelos indicadores: valor exportado BR, valor exportado EUA, valor exportado mundo e valor importado e através da SH.


2. Gráfico da evolução das importações e exportações por SH: pode ser segmentado pelo indicador país, região e SH. Para exportações brasileiras, também é possível segmentar por UF do produto.


3. Cartões contendo crescimento de 2014 à 2018. Pode ser segmentado pelo indicador país, região e SH. Para exportações brasileiras, também é possível segmentar por UF do produto.


4. Gráfico treemap das exportações de noz-pecan por UF: ao passar o mouse sobre um país, é possível visualizar o valor exportado agregado dos últimos cinco anos. Ao selecionar um estado, é possível visualizar os países de destino, o crescimento e evolução das exportações entre 2014 e 2018.


5. Cartões contendo dados de PIB, PIB per capita e população, que podem ser segmentados por país e região.


6. Cartões contendo as tarifas de importação para o Brasil, China e Estados Unidos, que podem ser segmentados por país.



O acesso à plataforma é feito através de usuário e senha que são enviados para o e-mail de cada associado inscrito no programa por adesão, com valor acessível, cobrado junto à mensalidade.



Os principais objetivos do projeto:


  • Identificar os principais países importadores de nozes-pecan do mundo;

  • Conhecer os volumes e valores importados de nozes-pecan pelos países e a tendência de crescimento nos últimos anos;

  • Mapear as exportações dos principais países produtores que já têm atuação consolidada no mercado internacional, como os Estados Unidos, observando volumes e valores comercializados, e destinos;

  • Analisar as oportunidades e o potencial do mercado internacional para os seus produtos, levando em conta os preços internacionais praticados e as tarifas do impostos de importação nos diferentes países;

  • Observar as exportações brasileiras por UF (Unidade Federativa) e Município

.

Este projeto é a primeira etapa de uma colaboração entre o IBPECAN e o Centro Internacional de Negócios da FIERGS.

Ainda será possível, em parceria com a equipe da FIERGS, mapear os preços das nozes pecan no varejo em diferentes países, informar sobre as exigências legais, tributárias e fitossanitárias dos principais importadores e organizar visitas técnicas e comerciais nos países que venham a mostrar interesse.




Para informações de adesão contatar no e-mail: ou WhatsApp:

contato@ibpecan.org (51) 99829.1140

*Exclusivo para associados IBPE.

167 visualizações

Av. Presidente Roosevelt, 1264 lj. 36
Porto Alegre, RS 90230-002

contato@ibpecan.org

Tel: (51) 3103-5299

         (51) 99829.1140

  • YouTube - IBPecan
  • Branco Twitter Ícone
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
WhatsApp Image 2020-04-01 at 16.48.40.jp

By Jonas Janner Hamann 
Associado produtor IBPecan

Criado por FlyUp Soluções Digitais

whatsapp.png