O grande potencial da noz-pecan foi destaque nacional no programa Nosso Agro, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar em parceira com o Grupo Bandeirantes que divulga o trabalho dos produtores rurais e mostra a importância da agropecuária.
O presidente do IBPecan, Demian Segatto da Costa, foi um dos entrevistados para a reportagem sobre o projeto Agro.BR, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), que capacita e orienta pequenos e médios empresários rurais para atuarem no mercado internacional. No primeiro seminário virtual de capacitação deste ano, o foco foram as vendas à União Europeia.
A agropecuária brasileira é reconhecida mundialmente pela grande variedade de produtos e qualidade dos alimentos. O trabalho de milhões de homens e mulheres do campo tem alcançado cada vez mais países em todos os continentes. Além de tradicionais commodities, como soja, milho e carnes, o comércio internacional busca produtos diferenciados, com maior valor agregado. E o mercado europeu tem uma série de oportunidades para pequenos e médios empresários rurais brasileiros. A noz-pecan está entre os alimentos valorizados por esses consumidores.
RELEVÂNCIA
Conforme relata Demian, a pecan está sendo cultivada em mais de 10 mil hectares nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ocupando, diretamente, cerca de 1.800 produtores. A produção, atualmente, é voltada ao mercado interno, mas há previsão de que o excedente comece a ser exportado dentro dos próximos anos. “O acesso a novos mercados através da exportação é de grande relevância para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva da noz-pecan. O suporte que a CNA fornece através do projeto Agro.BR é hoje certamente a forma mais eficiente para as culturas em desenvolvimento alcançarem esses novos mercados”, afirma o presidente do IBPecan.
Para ele, a força da pecanicultura, que está se organizando, se sobressaindo no cenário nacional e se preparando para exportar, chamou a atenção e fez com que a noz-pecan, junto com o mel, fosse escolhida entre os mais de cem produtos que fazem parte do Agro.BR para ser tema do programa Nosso Agro. Acesse a reportagem:
Link reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=fpLlA7OyUf8
コメント