top of page

Outubro: 1º Curso Prático de Nutrição e Poda Verde

Atualizado: 18 de out. de 2019

No último sábado dia 12 de outubro, o Instituto Brasileiro de Pecanicultura realizou mais um curso em Cachoeira do Sul - RS, na propriedade do associado Ricardo Baumhardt. O curso contemplou os aspectos técnicos sobre nutrição e poda verde da nogueira-Pecan, sendo ministrado pelo associado e também produtor, Jonas Janner Hamann, doutorando em Agronomia pela UFSM.



Apesar do intenso calor e do feriado, recebemos a participação de 30 participantes, entre associados e público em geral. Contamos com a presença de colaboradores das empresas associados Pecanita e Paralelo 30, que compartilharam suas experiências de campo com os demais participantes.

Na primeira parte do curso, os participantes receberam informações teóricas de apoio para parte prática. Após o intervalo, foi realizada a parte prática no pomar, com adubação e poda verde, onde todos tiveram a oportunidade de colocar os conhecimentos em prática.




O produtor associado Ricardo Baumhartd, proprietário do pomar, respondeu ao IBPE, algumas questões relativas à Pecanicultura.


- Porque iniciou o cultivo da Pecan?


Na busca de alternativas para aumentar a rentabilidade de uma pequena propriedade optei pela pecanicultura. Mesmo com retorno financeiro apenas em longo prazo pareceu uma alternativa mais interessante em termos de manejo e custeio do que outras culturas anuais tradicionais.


- Quais foram ou estão sendo os maiores desafios?


Vencer o desconhecimento é o maior desafio. Mesmo participando de diversos cursos e eventos percebe-se que o aprendizado é geral, e sempre surgem novidades. Mesmo especialistas tradicionais participam deste processo. Em termos operacionais (meu pomar tem 9 hectares) os maiores desafios são o controle de formigas, plantas invasoras e a cobertura do solo.


- Quais dicas você daria à quem está iniciando?


Dicas: Prepare o solo em área total, utilizando todos os insumos recomendados. Escolha variedades melhor adaptadas ao micro clima da sua região, estude e escolha as melhores opções de espaçamento. Plante no inverno, prepare-se para irrigar em caso de seca, planeje seus investimentos em máquinas e equipamentos. Até o final do segundo ano apenas o custo em insumos situa-se em torno de mil reais por hectare ano.




O IBPecan realiza possui um calendário de cursos anual, que contemplam todas as etapas de cultivo da Nogueira-Pecan.



Imagens: acervo IBPE.


411 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page