top of page

Nozes podem ajudar a prevenir a demência

Um punhado diário de nozes pode desempenhar um papel protetor na prevenção da demência, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista GeroScience (1).

O estudo baseado no Reino Unido analisou dados de 50.386 participantes, com idade média (mediana) de 56,5 anos e sem demência, no início do estudo. Eles foram monitorados ao longo de sete anos.


Demência por todas as causas (isto é, doença de Alzheimer, demência frontotemporal ou demência vascular) foi avaliada na linha de base e no acompanhamento. E um questionário dietético de 24 horas na linha de base foi usado para avaliar o consumo de nozes.

No final do estudo, a incidência de demência por todas as causas foi de 2,8% (1.422 casos).

O consumo diário de nozes foi associado a um risco 12% menor de demência por todas as causas, em comparação com não comer nozes.

Analisando mais a fundo, o consumo de nozes de até um punhado de 30 g por dia e o consumo de nozes sem sal ofereceram os maiores benefícios.

A nutricionista credenciada Jemma O'Hanlon discute as descobertas na rádio 6PR, com o apresentador Oliver Peterson (outubro de 2024):


Os resultados corroboram outro estudo , publicado em 2023, que encontrou uma ligação entre o consumo de nozes e o declínio cognitivo tardio em adultos mais velhos em risco – mesmo durante um período relativamente curto de dois anos (2).

E num ensaio randomizado recente , o fluxo sanguíneo cerebral, um marcador da função vascular cerebral, foi maior em certas regiões do cérebro, após a ingestão de 60 g de frutos secos mistos/dia durante 16 semanas, em comparação com o controlo (3).

Você sabia? Nutrientes de nozes, incluindo gorduras saudáveis, fitoquímicos e vitaminas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podem ajudar a proteger funções vitais do cérebro e seus vasos sanguíneos.

A demência é a segunda principal causa de morte na Austrália (4). Em 2024, estima-se que mais de 421.000 australianos vivam com demência, e espera-se que esse número quase dobre até 2054.

Atualmente, não existem tratamentos curativos eficazes, pelo que é fundamental reduzir o risco de declínio cognitivo, nomeadamente através de uma alimentação equilibrada (5,6).


A dieta MIND


A dieta MIND (Mediterranean Dash Intervention for Neurodegenerative Delay) é uma estratégia alimentar bem pesquisada que oferece benefícios ao cérebro.

Algumas pesquisas sugerem que seguir de perto a dieta MIND pode reduzir o risco de desenvolver Alzheimer em 53% (7). E também foi demonstrado que ela retarda o declínio da função cerebral ao longo do tempo (8).

A dieta MIND combina a dieta mediterrânea e a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension). Ela é bem específica nos alimentos que sugere que as pessoas comam e também nos que devem ser evitados.

Entre os alimentos recomendados estão as nozes, um punhado delas, pelo menos cinco vezes por semana.


Conclusão:


Um punhado diário de nozes pode desempenhar um papel na proteção contra a demência. As nozes são alimentos ricos em nutrientes, ricos em compostos bioativos, que têm papéis anti-inflamatórios, antioxidantes e outros papéis neuroprotetores, que apoiam a saúde do cérebro.

Embora sejam necessários mais estudos sobre nozes e saúde cognitiva, as evidências até o momento são promissoras – fornecendo mais um motivo para desfrutar de um punhado diário de nozes! 


Tradução livre*


925 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp.png
bottom of page