Av. Presidente Roosevelt, 1264 lj. 36
Porto Alegre, RS 90230-002

contato@ibpecan.org

Tel: (51) 3103-5299

         (51) 99829.1140

  • Branco Twitter Ícone
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
WhatsApp Image 2020-04-01 at 16.48.40.jp

By Jonas Janner Hamann 
Associado produtor IBPecan

Criado por FlyUp Soluções Digitais

Noz-Pecan: rica em fibras e antioxidantes.

Atualizado: 6 de Nov de 2019




A pele é o maior e um dos mais sensíveis órgãos do corpo humano. Ela sofre com a ação direta do tempo, como um carro exposto ao céu aberto: o frio, o calor, a umidade, a falta de umidade e as alterações drásticas da temperatura, causam um lento e gradual desgaste em nossa epiderme.

E se isso não bastasse, ocorre ainda o envelhecimento natural da pele, devido à morte de nossas células conforme vamos ficando mais velhos. O efeito de tudo isso, é que com o tempo começamos a sentir a pele mais rígida, com menos elasticidade.

Embora nunca conseguiremos frear completamente esses efeitos negativos, podemos diminuir sua intensidade com a ajuda de uma pequena e poderosa aliada: a noz-Pecan.

O segredo da Pecan para este caso não está nas gorduras mono e poli insaturadas, fundamentais para o controle do LDL em nosso organismo, nem nos incontáveis minerais que encontramos em sua composição.

Na verdade, o que torna a Noz-pecan tão atrativa para quem quer cuidar da pele, é um nutriente que muitas vezes ignoramos, e que normalmente só associamos com a saúde gastrointestinal: a fibra alimentar.

Revertendo o envelhecimento precoce da pele


Uma das formas de desacelerar e, até mesmo, reverter parte do envelhecimento precoce da pele, é através da produção natural de colágeno pelo corpo. Esse mecanismo se torna mais lento com o tempo, mas dietas balanceadas que contém um bom número de antioxidantes costumam estimulá-lo.

Uma das questões mais importantes, é que nosso corpo não absorve de forma correta muitos desses nutrientes. A fibra, então, ajuda seu corpo a ganhar mais tempo para que isso aconteça. E a boa notícia é que a noz-Pecan contém tanto fibras quanto antioxidantes.

As fibras também podem ajudar a resolver o problema dos efeitos da exposição da pele ao tempo e, consequentemente, à poluição. Isso porque as fibras ajudam o fígado e os rins a "expulsar" as toxinas do organismo. Pode até parecer que isso não tenha relação nenhuma com a pele. No entanto, são estas toxinas um dos fatores que a deixam com menos viço, por exemplo.

Outro inimigo declarado da saúde da pele são os desequilíbrios hormonais. Um exemplo são os níveis de hormônios da tireóide, que quando estão instáveis podem ajudar a ressecar a pele. Uma alimentação saudável, enriquecida com Pecans, por exemplo, pode ajudar a trazer mais equilíbrio.


Como alcançar os resultados


A relação da alimentação com a saúde em geral já foi testada milhares de vezes apenas na última década, inclusive, tendo a noz-Pecan como fonte principal dos nutrientes estudados.

Já o interesse em mostrar que existe uma conexão maior do que se pensava entre nossa dieta e a nossa pele, tem sido o motor para várias pesquisas e obras acadêmicas.

A suplementação natural, através de alimentos, tem se mostrado a maior aliada de quem quer melhorar sua qualidade de vida. Nesse sentido, e pensando no caso específico das fibras alimentares e da pele, a noz-Pecan ocupa um lugar de destaque.

A oleaginosa contém aproximadamente 3 gramas de fibras para cada 30 gramas de noz sem casca. Isso representa 10% da quantidade de fibras que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para o consumo diário de um adulto.

Você não precisa consumir apenas 30 gramas de nozes. Na verdade, órgãos como a própria OMS e o USFDA, do governo dos Estados Unidos recomendam um consumo mínimo diário de aproximadamente 45 gramas de nozes. O motivo é simples: ela é uma fonte poderosa de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.


Como consumir?


O consumo não precisa ser necessariamente in natura, embora uma das melhores opções seja justamente essa, pela praticidade que oferece. É uma excelente alternativa para substituir snacks tradicionais, como chocolates, barras de cereais e doces de padaria nos lanches ao longo do dia.

Incorporar a noz pecan em pratos frios e quentes, doces ou salgados, pode ajudar a deixá-los mais saborosos, agregando ainda mais nutrientes a pratos como saladas, arroz, massas, carnes grelhadas, pescados e bolos integrais.



Bibliografia

HYMAN, M. Ultrametabolism: The Simple Plan for Automatic Weight Loss. Atria Books, 2008.

NELSON, A. et al. Comprehensive Aesthetic Rejuvenation: A Regional Approach. Informa Healthcare, 2011.

Warshowsky, A.; Oumano, E. Healing Fibroids: A Doctor's Guide to a Natural Cure. Touchstone, 2002.

Autor: Eduardo Ruedell, editor de conteúdo do portal de saúde Medictando.com.

60 visualizações