top of page

#NovembroAzul: A noz-pecan pode auxiliar na prevenção ao câncer

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). As nozes-pecan têm alta capacidade antioxidante, uma das mais altas entre todas as nozes, o que auxilia na prevenção do câncer.



Uma dieta rica em gordura de origem vegetal, presente em nozes e azeite de oliva, diminui o risco de metástase em pacientes diagnosticados com câncer de próstata. Segundo os pesquisadores, trocar carboidratos por alimentos com esse tipo de gordura também reduziu o risco de morte em geral, independente da causa.


A gordura de fonte vegetal contém antioxidantes e pode reduzir inflamações no corpo, dificultando a progressão do câncer. Estimativas da Sociedade Americana do Câncer apontam que um a cada seis homens americanos será diagnosticado com câncer de próstata e um a cada 36 devem morrer em decorrência da doença.



Porque devo melhorar minha dieta alimentar?


Há inúmeros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata. Entre eles inclui-se a idade avançada, um histórico familiar de ocorrência da doença e a dieta alimentar. Não é possível controlar ou alterar os dois primeiros fatores; mas, a decisão sobre a dieta depende unicamente da vontade individual. Melhorando a sua dieta o homem assume o controle sobre sua saúde e toma a iniciativa de melhorá-la. Isto traz ainda outras decorrências benéficas para a saúde, tais como a redução do risco de doenças cardíacas e da diabete. Pesquisas mais recentes sugerem que alguns tipos de alimentos não só ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata como também reduzem o crescimento de tumores em homens que já foram diagnosticados como portadores dessa doença, além de reduzirem a probabilidade de recorrências após a mesma ter sido tratada.


As nozes-pecan têm alta capacidade antioxidante, uma das mais altas entre todas as nozes, o que auxilia na prevenção do câncer.

Os antioxidantes são compostos que reduzem a oxidação em nossos corpos. A oxidação produz radicais livres que podem danificar as células e contribuir para o desenvolvimento de cânceres. As propriedades antioxidantes da noz-pecã podem ser atribuídas a compostos fenólicos como taninos e também ao conteúdo de vitamina E.


As nozes-pecans contêm uma grande quantidade de gorduras mono e poliinsaturadas saudáveis, que foram sugeridas para reduzir o risco de muitos tipos de câncer. Os ácidos graxos ômega-3 poliinsaturados podem representar os maiores benefícios, ajudando a proteger o corpo contra a inflamação sistemática que contribui para o desenvolvimento de certos tipos de câncer. As pecans contêm o ácido ômega-3 alfa-linolênico (ALA), que nosso corpo pode converter em ácidos graxos que combatem a inflamação sistemática, protegendo as membranas celulares e diminuindo a produção de proteínas pró-inflamatórias.



Quais os fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?


O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove tem mais de 55 anos.

- História de câncer na família

- Sobrepeso e obesidade


INCA.GOV.BR

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Procure variar esses alimentos e faça deles a base da sua alimentação.


Nenhum alimento pode prevenir o câncer ou interromper a progressão do câncer, mas as evidências sugerem que comer nozes como nozes pode ajudar a nos manter saudáveis ​​e reduzir o risco de mortalidade relacionada ao câncer.


Confira abaixo a cartilha do Instituto Nacional de Câncer - INCA, com orientações sobre o câncer de próstata:



Fonte:






Estudo:


''Consumo de nozes e risco e mortalidade de câncer de próstata''







379 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page