top of page

News Semanal IBPecan: as noticias que são destaque na pecanicultura

Semana 11/10/24


IBPecan solicita registro NCM ao MAPA


O IBPecan aguarda resposta do Ministério da Agricultura e Pecuária acerca do pedido de criação do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) para a pecan e toda a cadeia. O código NCM é uma sequência numérica de oito dígitos que serve para identificar a mercadoria e deve acompanhar toda e qualquer mercadoria que circule no Brasil e em países membros do Mercosul. Atualmente, todos os processos que envolvem exportação de mercadorias, obrigatoriamente, precisam de documentos bastante específicos, como o código da NCM. De acordo com o Governo Federal, “as mercadorias estão ordenadas de maneira progressiva, conforme o seu grau de elaboração, começando pelos animais vivos e terminando com as obras de arte, passando por matérias-primas e produtos semiacabados”.


Após enchentes, Brasil segue importando nozes para suprir mercado interno


Sem condições de dar conta do mercado interno devido às enchentes que destruíram pomares e estoques, o Brasil segue importando nozes descascadas. A indústria nacional se socorre dos produtores da Argentina. Já foram ou estão em fase de negociação cerca de 150 toneladas fornecidas pelos vizinhos do Plata. Atualmente, os preços que estão sendo praticados naquele país na venda de nozes com casca são de US$ 3,50 a US$ 4,10, dependendo da qualidade da fruta. 


Simpósio no Uruguai terá exposição fotográfica 


Quem participar do III Simpósio Sul-Americano de Nozes Pecan, entre os dias 15 e 16 de novembro, no Uruguai, poderá conferir uma exposição fotográfica focada na pecanicultura. Com o título de “Vida através da pecan”, apresentará imagens captadas por pessoas que estão envolvidas na cultura. Conforme os organizadores, também é um convite para refletir sobre a passagem do tempo. A mostra contará com material de fotógrafos amadores ou profissionais, que tenham conseguido captar em uma fotografia um momento ou situação que reflita a identidade, a cultura e mostre as pessoas que trabalham na produção de nozes pecan no Uruguai, Argentina e Brasil.

Para mais informações, envie um e-mail para muestrafotograficadelpecan@gmail.com.


Redação: Agroeffective Comunicação



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp.png
bottom of page