top of page

News Semanal IBPecan: as notícias que são destaque na pecanicultura

02/10/23 a 06/10/23




Associados se reúnem para falar do projeto setorial da pecan


Associados do IBPecan se reúniram virtualmente segunda-feira (9), às 9 horas, para falar da criação do projeto setorial da pecan para a ApexBrasil. Os próximos passos englobam: contratação de empresa para elaboração do projeto (sugerida a Exteriorize); definição do formato de pagamento; validação do interesse das empresas para participação; confirmar se há contrapartida necessária para o tamanho do projeto, ou necessidade de captação de recursos, ou redimensioná-lo; definição de valor e ações; apresentação do projeto; definição do gestor para desenvolvimento e acompanhamento. Empresas de fora também podem participar (tem investimento).


Anta Gorda deve sediar abertura oficial da colheita no próximo ano


A Abertura Oficial da Colheita da Pecan 2024 deve ocorrer em 25 de abril durante o VI Seminário da Cultura da Noz-Pecã e da 8ª FestLeite, em Anta Gorda/RS. O comitê de organização tem reunião prevista para novembro para dar início aos preparativos. Em nota, o prefeito de Anta Gorda, David Frighetto, agradece a manifestação de apoio do IBPecan para que o evento ocorra no município, pois “evidenciará o potencial econômico local da cultura e consolidará ainda mais a produção da pecan no RS.


Saiba como preparar um delicioso bolo de nozes-pecãs


Receita disponibilizada na página Destemperados Brasil (Facebook) ensina como fazer um bolo de nozes. Os ingredientes são: 3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, suco de 2 laranjas, 1 xícara de nozes-pecãs, 1 xícara de óleo, 3 colheres (café) de fermento. Adicione os ovos, o óleo, o açúcar e o suco das laranjas no liquidificador. Bata até ficar homogêneo. Em um bowl, acrescente a farinha peneirada e misture com um fouet. Pique as nozes e adicione à massa. Acrescente o fermento químico. Leve ao forno a 180 graus por, aproximadamente, 40 minutos. Retire do forno quando estiver dourado e sirva. Acesse: https://bit.ly/3tfTE6S.


Livro aborda identificação e manejo de doenças da nogueira-pecã


O livro ‘Nogueira-pecã: identificação e manejo de doenças’ apresenta uma compilação das principais doenças da nogueira-pecã diagnosticadas no Sul do Brasil. E fornece subsídios a produtores, técnicos, estudantes, professores, pesquisadores e ao público geral para a correta identificação das doenças e o manejo dos pomares com maior segurança, sustentabilidade e eficiência, contribuindo para o desenvolvimento da pecanicultura brasileira. Associados do IBPecan têm desconto na compra da versão impressa – consultar a secretaria da entidade pelo fone (51) 99829-1140. Outras informações: https://editoraufsm.com.br/nogueira-pec.html.

ENAPecan: comissão organizadora se reúne em Encruzilhada do Sul


A comissão organizadora do ENAPecan – Encontro Nacional de Pecanicultura – se reúne na manhã de terça-feira (10) em Encruzilhada do Sul/RS, sede do evento, que está agendado para os dias 23 e 24 de novembro. A programação inclui diversos palestrantes nacionais e internacionais, relatos de produtores e apresentação de produtos e serviços de toda cadeia produtiva. Entre as várias palestras previstas, constam ações e estratégias da pecanicultura brasileira; Unidades de Referência Produtiva (URPecans); cultivares (situação atual e possibilidade da genética brasileira); visão da agroindústria sobre a qualidade da pecan; e regulamentos da inspeção vegetal do MAPA para o setor. Os organizadores são IBPecan, Pecanera Brasil, prefeitura local, governo do estado, Emater/RS e Embrapa. E os apoiadores são Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Centro Cultural Divina Providência.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp.png
bottom of page