top of page

News Semanal IBPecan: as notícias que são destaque na pecanicultura

17/07/23 a 21/07/23


Expointer é momento importante para divulgar a pecanicultura


O IBPecan é presença confirmada na edição 2023 da Expointer, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro em Esteio/RS. O espaço na principal feira do agronegócio da América Latina é cedido às câmaras setoriais por meio da Secretaria da Agricultura do RS. Trata-se de uma importante oportunidade para o setor divulgar a pecan ao público consumidor, mostrando produtos e serviços oferecidos pelos associados. Confira edições anteriores: https://www.ibpecan.org/blog/search/expointer.


CNA e federações debatem principais pontos da reforma tributária


O Grupo de Trabalho Econômico da CNA se reuniu dia 18 para discutir detalhes da aprovação da reforma tributária (PEC 45/2019) na Câmara dos Deputados. Conforme matéria publicada no site Notícias Agrícolas, os principais pontos a serem aperfeiçoados no Senado para uma reforma justa para o agro são: elaboração de estudo econômico para avaliar possível necessidade de reduzir a alíquota do setor; ampliação do limite dos produtores não obrigados ao regime do IVA e desoneração de imposto de transmissão causa mortis e doação (ITCMD) nos casos de sucessão familiar. Acesse na íntegra: https://ur1.app/LIYHE.


Nozes e doenças cardiovasculares: o que a ciência diz?


Matéria publicada no site australiano Nuts for Live informa que uma nova revisão importante mostra que comer nozes regularmente, como parte de uma dieta saudável, impacta positivamente uma série de biomarcadores de risco de doença cardiovascular, incluindo colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL, triglicerídeos e apolipoproteína B. Na Austrália, a ingestão média de nozes é 4,61 g/dia, com apenas 5,6% da população consumindo a quantidade diária recomendada. Acesse na íntegra: https://acesse.dev/dFN4A.


Segunda fase do programa Elas Exportam tem inscrições abertas


Que tal aprender a exportar com quem já atua no comércio exterior? Essa é a proposta do programa Elas Exportam, desenvolvido em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com a ApexBrasil. O objetivo é ampliar a presença feminina no mercado internacional por meio da troca de experiências de empresárias que já atuam no comércio exterior com empresas lideradas por mulheres que desejam explorar o mercado global. Saiba mais: https://ur1.app/UJbCc.


Artigo técnico destaca importância da genética da nogueira-pecã


‘Conhecendo a genética da nogueira-pecã no Brasil: onde estamos e para onde vamos?’ é título de artigo técnico publicado na mais recente edição do boletim informativo do IBPecan. Assinado por Tales Poletto, Valdir Marcos Stefenon e Igor Poletto, o trabalho destaca a importância da genética para a pecanicultura. Conforme os autores, de nada adianta aprimorar os processos produtivos, obter elevado aporte tecnológico para fazer o manejo e o processamento da fruta se a genética das cultivares não tem potencial de produção. Acesse na íntegra: https://www.ibpecan.org/boletins.



20 visualizações0 comentário

Comentários


whatsapp.png
bottom of page