News semanal IBPecan: as notícias que são destaque na Pecanicultura

25/10/21 a 29/10/21


Presidente do IBPecan fala sobre cultura para Record TV


O ano de 2021 tem sido importante para a agricultura gaúcha. Uma das culturas que superaram as expectativas foi a da pecan, que, pela primeira vez, vendeu ao mercado externo. Ao todo, foram exportados sete contêineres de quatro produtores gaúchos. O tema foi abordado em recente matéria da Record TV RS em que o presidente do IBPecan, Demian Segatto da Costa, falou sobre o presente e as expectativas para o futuro do setor. Acesse: https://bit.ly/3Bs1wAJ.



Estudo aponta queda de gordura no sangue com pecan na dieta


Cientistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, recrutaram 52 adultos com alto risco cardíaco e, enquanto uma parte recebeu 68 gramas pecan, o equivalente a 470 calorias, outra não consumiu o alimento. Após dois meses, houve queda de 5% no colesterol total e de 9% no tipo LDL, considerado ruim, entre quem ganhou a fruta. As informações contam em matéria publicada no site da Veja Saúde: https://bit.ly/3vYj5Ya.



Cluster da Argentina disponibiliza análise econômica da plantação de pecan


‘Resultados econômicos de uma plantação de nozes’ é título de análise econômica divulgada pelo Cluster Pecan da Argentina. Elaborado por Alejandro Lavista llanos (La Pecanera del Gualeguay) com a colaboração de Ana Laura Grassi (EEE Delta del Paraná – INTA), o estudo mostra uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 14%. Este valor é um pouco menor que nos anos anteriores, provavelmente porque os custos dos insumos aumentaram e o valor da pecan sem casca aumentou. O documento fornece uma boa ferramenta de informação básica de uso real para novos investidores, para estudarem a rentabilidade de suas safras e expandi-las, e a todos os membros do mundo da pecan. Acesse o material na íntegra: https://bit.ly/3GwpEFX.