Semana 27/09/24
Novo mercado para a noz-pecã
A Tailândia poderá ser um novo destino para a noz-pecã produzida no Brasil. A abertura do mercado para aquele país foi informada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Ainda não foram divulgados detalhes, como exigências fitossanitárias ou volume de importações. Em 2021, o Grupo Pitol, de Anta Gorda (RS), já havia anunciado negociações com aquele país, para onde enviou ao menos dois containers de noz naquela época.
Pecanttone faz sucesso no Peru
Quem também busca ampliação de seus mercados e poderá comercializar seu delicioso Pecanttone para além fronteiras é a Pecan Brasil. O casal Carlos e Anelise Scheibe está no Peru acompanhando a Expoalimentaria 2024, que acontece em Lima, e levaram a iguaria com eles. O Pecanttone até mesmo chegou à Embaixada Brasileira naquele país, onde foi muito elogiado. Carlos Scheibe conta que viajaram com suporte da Confederação Nacional da Agricultura para traslados, agendas e tradução e ressalta a importância do produtor ir para a estrada. “Não é barato, mas se a gente não sai, não mete a cara, a gente não chega em nada”, afirma. Como se trata de uma feira de negócios, a Expoalimentaria proporcionou diversas rodas de conversa para a empresa. “Nós falamos com pessoas do Paraguai, do Uruguai, inclusive pessoas de fora do continente. Tem um turco impressionado querendo comprar nozes!”, relata o empresário.
Pecanicultores de Bento Gonçalves diversificam e lançam linha de cosméticos
Com a chamada “É sobre noz”, a Donne Bellezza Única chega ao mercado voltada à natureza feminina depois de dois anos de pesquisas. Com o óleo de noz-pecã como componente que traz toque aveludado e hidratação, no Instagram (@donnebellezza) da marca já é possível conferir as primeiras imagens da linha para cabelos, rosto e corpo e que conta com cinco produtos. A Donne pertence à família Cantelli, proprietária da PeCantelli, que une pecanicultura e turismo no Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS).
Comments