top of page

News Semanal IBPecan: as notícias que são destaque na pecanicultura



Pecan marcará presença na Expodireto 2024


Na próxima terça-feira, 5 de março, o IBPecan se fará presente na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Será no Pavilhão Internacional, das 12h às 13h, para falar sobre diversificação e versatilidade de uso da pecan em produtos. O convite foi feito pela SEDEC, e a palestra contará com os associados Carlos Scheibe, da Pecan Brasil e Victoria Pitol, da Nozes Pitol.


IBPecan participa, na próxima semana, de reunião em Santa Maria


Acontecerá, na próxima semana, uma reunião que tratará da realização do ENAPecan durante a Semana da Noz-Pecã em Santa Maria. O encontro, marcado para dia 6 de março, contará com a presença do IBPecan, Embrapa, Emater e prefeitura de Santa Maria. Com início às 10h30min, a reunião acontece na sede da regional da Emater. 


Argentinos convidam IBPecan para evento internacional


O IBPecan vai representar o Brasil em evento internacional que acontecerá na Argentina, entre os dias 21 e 22 de março. O evento “Jornadas Del Cluster del Pecán” será realizado na cidade de Concórdia, na província de Entre-Rios. Associados interessados em participar podem buscar mais informações junto ao instituto. https://clusterdelpecan.org.ar/jornada-del-cluster-pecan-2024/



Produtores trocam experiência sobre colheita em live Segredos da Pecan


O segundo episódio de Segredos da Pecan, live transmitida pelo canal do IBPecan no You Tube, realizado no dia 27 de fevereiro, reuniu o consultor Jaceguay Barros e o produtor Arlindo Marostica para falarem sobre “Desafios e Realidades na Colheita da Noz-Pecã”. O mediador foi o produtor Lailor Garcia. 

Barros, que usou como modelo exemplo a Fazenda Pecanita, em Cachoeira do Sul, considerado o maior pomar da América do Sul, falou, entre outras coisas, sobre a mão de obra. “Dimensionar o tamanho da equipe com relação à expectativa  de colheita é um planejamento básico. Tudo devidamente relacionado em uma planilha com todas as projeções”, concluiu. Numa grande propriedade, podem ser contratados em torno de 300 safristas.

Já Marostica, que possui seu pomar em Nova Pádua, explicou como é executada a colheita de noz-pecã em uma pequena propriedade. Disse que o trator “abraça” a nogueira e as nozes caem nas lonas sem contato com o solo para evitar que o trator “pise” nelas. “Os frutos são guardados em ambiente seco e fresco com uso de desumidificador, o que evita o mofo”, informou. Para Marostica, a maior dificuldade na colheita é o solo acidentado e o clima, principalmente a chuva. 


Confira os preços ao produtor praticados no Brasil e nos EUA

Resumo: Em razão do mercado fechado nos Estados Unidos, por enquanto, não há alterações quanto ao preço que vinha sendo praticado. Novos relatórios oficiais são esperados para setembro, com a chegada da nova safra 2024/2025. O mesmo ocorre no Brasil, onde ao menos neste mês de fevereiro, a situação se mantém estável.




8 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page