Semana 23.02.2024
ENAPecan 2024 é tema de reunião com a Embrapa
A direção do IBPecan esteve reunida com representantes da Embrapa Clima Temperado para tratar da organização e realização do próximo Encontro Nacional da Pecanicultura. Conforme o presidente do instituto, Eduardo Basso, a edição de 2024 do encontro deverá ocorrer durante a Semana da Pecan de Santa Maria, na primeira semana de Junho. Também foi tema do encontro a edição de um livro sobre a produção da pecan. Participaram da reunião, além do presidente Eduardo Basso, o vice-presidente do IBPecan Karion Minussi, o pesquisador da Embrapa Carlos Martins e Daniel Bernardi.
Senar e IBPecan estudam firmar parceria para assistência técnica
Produtores de pecan poderão ser beneficiados com o conhecimento e a experiência do Senar. Está em negociação, a inclusão dos associados do IBPecan no programa ATEG - Assistência Técnica e Gerencial. A primeira reunião, entre o instituto e o Senar, foi realizada na semana passada, onde o assessor técnico da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Costa, falou sobre o funcionamento do programa. Também participaram do encontro o presidente do IBPecan, Eduardo Basso, e os coordenadores de Turismo do IBPecan, Maria Tereza de Carli, e de Representações Regionais, Lailor Garcia. https://cnabrasil.org.br/assistencia-tecnica-e-gerencial
Associados aprovam projeto para APEX
Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no sábado, 17 de fevereiro, os associados do IBPecan aprovaram, por unanimidade, o investimento na construção de um projeto para ser encaminhado para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo é inserir a entidade e os produtores em um programa internacional de promoção da pecan brasileira. “Esta semana, em reunião com o representante da APEX-Brasil para a Região Sul, Gabriel Isaacsson, informei sobre a aprovação. De imediato ele comunicou à APex-Brasil e colocou o escritório de Porto Alegre à disposição e ofertou apoio para nossos técnicos e produtores”, contou o presidente Eduardo Basso.
Confira os preços ao produtor praticados no Brasil e no EUA
Em razão do mercado fechado nos Estados Unidos, por enquanto não há alterações quanto ao preço que vinha sendo praticado. Novos relatórios oficiais são esperados para setembro, com a chegada da nova safra 2024/2025. O mesmo ocorre no Brasil, onde ao menos neste mês de fevereiro, a situação se mantém estável.
Comentários