top of page

Livro: Nogueira Pecã - Identificação e manejo de doenças

Neste livro, são apresentadas as principais doenças identificadas em pomares do Sul do Brasil.


Este livro apresenta uma compilação das principais doenças da nogueira-pecã diagnosticadas no Sul do Brasil, identificadas por pesquisadores do Laboratório de Fitopatologia Elocy Minussi da Universidade Federal de Santa Maria e do Laboratório de Controle Biológico e Proteção de Plantas da Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, os quais são pioneiros nos estudos científicos com a cultura no Brasil. Com esta publicação espera-se fornecer subsídios a produtores, técnicos, estudantes, professores, pesquisadores e ao público geral, para a realização da correta identificação das doenças e o manejo dos pomares de nogueira-pecã com maior segurança, sustentabilidade e eficiência, contribuindo para o desenvolvimento da pecanicultura brasileira.




A cultura da nogueira-pecã compreende um dos cultivos perenes mais antigos do Sul do Brasil, o qual iniciou por volta do ano 1870 com a introdução de dezenas de cultivares oriunda dos Estados Unidos. Durante muitos anos, a pecanicultura foi a realidade de milhares de pequenos produtores familiares, os quais mantiveram a tradição do cultivo, através da seleção e propagação das melhores cultivares. A falta de conhecimento geral sobre a cultura impediu seu pleno desenvolvimento. Nos últimos anos, a maior disponibilidade de recursos e a organização da cadeia produtiva, aliada ao aumento das demandas mundiais por alimentos nutracêuticos, possibilitou o desenvolvimento da cultura em maior escala, tornando-se importante comercialmente no Sul do Brasil. Entretanto, as doenças podem ser um entrave para a produção, ocasionando prejuízos para os produtores, quando não manejadas. Neste livro, são apresentadas as principais doenças identificadas em pomares do Sul do Brasil.


As características de cada doença e seus manejos foram descritos de forma simples e acompanhados por uma rica coleção de imagem dos sintomas e das estruturas dos patógenos visualizadas em microscópio e lupa. Fundamentos básicos dos métodos laboratoriais utilizados na caracterização e identificação dessas doenças são apresentados, de forma a orientar a todos os interessados em melhor entender os procedimentos e, eventualmente, adentrar-se neste mundo de desafios. Espera-se com esta publicação fornecer ao público interessado subsídios para a correta identificação das principais doenças da nogueira-pecã, bem como para o manejo adequado.


Apresentação

I. A nogueira-pecã no Brasil

II. Podridão-de-sementes, tombamento e podridão-de-raízes

III. Murcha

IV. Cancro-do-tronco

V. Sarna

VI. Mancha-foliar-marrom

VII. Mancha-de-pestalotiopsis

VIII. Antracnose

IX. Fumagina

X. Métodos laboratoriais para isolamento e cultivo de patógenos da nogueira-pecã

XI. Caracterização molecular de patógenos da nogueira-pecã

Referências bibliográficas


Autor(es)Tales Poletto, Marlove F. Brião Muniz, Igor Poletto e Valdir M. Stefenon

Editora: UFSM

112 Pág.



Para realizar a compra do livro na versão impressa ou e-book basta acessar o link abaixo:



Associados IBPecan possuem 20% de desconto na compra da versão impressa do livro!



150 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page