A produção da pecanicultura acabou de ganhar uma “enciclopédia”. O livro Nogueira-pecã: cultivo, benefícios e perspectivas foi lançado na 47ª Expointer. Com 423 páginas, a publicação traz informações técnicas, abrangendo desde o histórico da cultura no Brasil, produção de mudas, manejo do pomar e colheita. Também abrange o mercado e comercialização e até os benefícios do consumo da noz-pecã.
O presidente do Instituto Brasileiro da Pecanicultura, o IBPecan, Eduardo Basso, destaca que o livro é praticamente um manual de produção à disposição nas propriedades. “Com certeza é o melhor produto, a melhor edição que nós temos e colocamos à disposição dos produtores. É um momento bem importante e esse trabalho foi feito em parceria dos técnicos do IBPecan com a Embrapa. Então eu acho que vai ser um produto maravilhoso para todos. E ainda podemos melhorar ainda mais, olhando os aspectos de gestão da propriedade, que é o que a gente pretende fazer nas próximas edições”, avalia o dirigente.
Um dos responsáveis pela edição do livro e pesquisador da Embrapa, Carlos Roberto Martins, explica que a publicação nasceu da dificuldade que os produtores que iniciaram o cultivo da noz-pecã no Brasil encontraram. “Eles acabaram tendo problemas pela falta de informação, pela necessidade de pesquisas e tecnologias e, com isso, houve problemas na condução dos seus pomares”, relata. Ele conta, ainda, que foi baseado nessa demanda e no recomeço da pecanicultura que, com vários produtores, pesquisadores e professores, surgiu a incumbência de produzir uma informação em língua portuguesa que fosse adequada à realidade gaúcha.
A obra, de 423 páginas dividida em 27 capítulos, foi produzida por 82 profissionais oriundos da Embrapa, 15 das universidades da região sul do Brasil e 11 de empresas que estão ligadas à cultura da nogueira-pecã. Além de estar disponível para download no site da Embrapa, a obra poderá ser conferida no site do IBPecan. O objetivo da Embrapa é buscar recursos para que seja feita uma edição imprensa que será distribuída gratuitamente, também.
Faça o download aqui:
Kommentare