O IBPecan esteve presente na Expointer, representando seus associados e apresentando as variedades e a cultura da Noz-Pecan aos participantes da feira.
O espaço localizado no pavilhão internacional, foi disponibilizado ao IBPE, pela Expointer em parceria com a Secretaria da Agricultura. O estande de 100², reuniu além do IBPE, as entidades de mel e azeite de oliva.
A 42ª Expointer, que ocorreu dos dias 24 de agosto à 01 de setembro, é uma exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina e reuniu mais de 400 mil pessoas na edição 2019.
Importância da Expointer
A feira teve origem em 1901, quando ainda era um evento de âmbito estadual. Em 1972, com a participação de 13 países, nasceu a Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio. A Expointer – Exposição Internacional de Animais, é um mais importantes eventos agropecuários e de maquinário do País. Neste palco, o Rio Grande se reconhece, vivenciando a essência de suas tradições em plenitude, em uma verdadeira celebração da cultura e dos costumes gaúchos.
O estande do IBPE, com o apoio da empresa Pitol, disponibilizou para comercialização ao público além da Noz-Pecan in natura, também uma linha de produtos derivados, incluindo uma linha de cosméticos. Recebemos também o apoio das empresas: Pecanita, Pecanobre e Divinut, que gentilmente cederam produtos para degustação em todos os dias do evento.
Durante o evento, o IBPE participou da reunião como membro da câmara setorial do Pró-Pecã, onde foi encaminhado a proposta om abertura da Noz-Pecan para China.
Recebemos também a presença do senador Luis Carlos Heinze e das representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Recebemos a imprensa e prestamos entrevistas sobre nossa participação no evento e sobre a cultura da Noz-Pecan.
No sábado dia 31 de agosto, foi realizada um cerimonia de pré-encerramento, com a presença da presidente de Jeanette Lontra, presidente do Badesul RS, Paulo Lipp João coordenador técnico representante das câmaras setoriais de Noz-Pecan e Olivicultura, além do diretor de Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural da Seapdr, Ivan Bonetti. Também estiveram representes os das culturas de mel e oliva, dentre outros convidados.
Para o coquetel de encerramento, recebemos o apoio da Cervejaria Tupiniquim, empresa gaúcha que disponibilizou cervejas feitas com Noz-Pecan, para quem fossem consumidas no evento e entregue aos convidados.
Um agradecimento especial à todos que apoiaram, atuaram e prestigiaram o IBPE durante a Expointer!
Imagens: arquivo pessoal IBPE.
Comments