top of page

História do IBPecan: em 2018, era criado o Instituto Brasileiro de Pecanicultura

Em 20 de outubro de 2018, reuniram-se em Minas do Leão-RS, mais de 50 pessoas com afinidade pela pecanicultura.

 


A assembleia foi organizada para a criação da primeira Associação Brasileira de Produtores de Noz-pecã, no pomar da Cerro d' Forte, atual propriedade do então tesoureiro do IBPE, André Bento Monticelli. Optou-se então, pela denominação "Instituto Brasileiro de Pecanicultura - IBPE, com o objetivo de ser uma referência nacional na divulgação da pesquisa sobre a cultura.


Eventos de 2019:


No dia 24 de janeiro de 2019 é então formalizada a pessoa jurídica da Associação. Em março de 2019, o IBPE começa a operar em sua sede administrativa em Porto Alegre, localizada no bairro São Geraldo. Neste mesmo mês, foi realizada na Farsul em Porto Alegre, a assembleia para votação do regimento interno da entidade. Ainda em 2019, é criado o site do IBPecan e mídias sociais, que são a fonte de informação e divulgação da entidade.



Registro da Assembleia em Minas do Leão



Ao final de 2019, foi publicada a primeira edição do Boletim Informativo mensal IBPecan, que ter por objetivo divulgar notícias, artigos, consumo da pecan e parceiros comerciais.


O IBPE tem por finalidade, congregar a cadeira de produção da Noz Pecan (Carya lilinoinensis) no Brasil, com intuito de promover, de forma socialmente responsável, ambientalmente sustentável e economicamente viável, os seguintes objetivos:

Orientar, promover e estimular a produção, comercialização e distribuição da noz Pecan, através de eventos, cursos e parcerias com instituições públicas e privadas. Defender os interesses coletivos de seus associados, zelando pela ética no desenvolvimento de suas atividades, realizando a divulgação de leis, portarias e informações técnicas da pecanicultura

 

O primeiro presidente do IBPecan nomeado foi o agricultor Carlos Eduardo Scheibe, residente em Carazinho, RS um dos sócios fundadores da entidade grande apoiador, que atuou em 2019 a 2020. Atualmente, Carlos atua como o relações públicas da entidade, por sua grande influência com entidades parceiras do IBPecan.


Em 2021, o IBPecan elege um novo presidente, o produtor e advogado Demian Segatto da Costa, que atuou até o final de 2022, sendo também um dos sócios fundadores da entidade e contribuiu de forma ativa em diversas ações da entidade. Hoje, Demian atua coordenador técnica do IBPecan, gerenciando e apoiando em demandas dos associados.


Em 2023 foi eleito o produtor Eduardo Basso, residente em Porto Alegre. Eduardo já fazia parte do conselho diretor da entidade, atuando como coordenador de novos mercados. Seu mandato se encerra ao final de 2024, quando ocorre a nova eleição. O atual presidente apoiou na realização de importantes ações da entidade, especialmente relacionadas ao mercado de exportação da pecan.

Apesar de enfrentar grandes desafios como a epidemia da Covid e enchentes, a entidade segue com sua sede localizada em Porto Alegre, e possui uma secretaria para atender as demandas e necessidades do IBPecan, diretoria e seus associados.




Presidentes IBPecan: Eduardo Basso (esq), Carlos Eduardo Scheibe e Demian Segatto da Costa. Acervo IBPecan


Da data da sua criação até os dias de hoje, diversas ações já foram realizadas com apoio de seus diretores, associados, entidades e parceiros. Dentre as mais relevantes:


- Capacitação de produtores e técnicos através de cursos e eventos promovidos e realizados pelo IBPecan e parceiros.

- Projetos de apoio na exportação e abertura de novos mercados: ações junto ao MAPA, FIERGS e Apex Brasil.

- Participação em feiras e eventos, promovendo o consumo e a comercialização da pecan: Expointer, feiras internacionais, aberturas da colheita

- Convênios e parcerias que beneficiam os associados: laboratório de análises, assinatura Pecan South, desconto em cursos de entidades parceiras.

- Atuação junto a secretaria da agricultura e ministério da agricultura, em ações para padronização do fruto e criação do padrão nacional de qualidade

- Parceria com entidades que apoiam e promovem a cadeia produtiva e a pesquisa: SENAI, Embrapa, Farsul, FIERGS, UFSM, Unipampa e diversas universidades.

 

O IBPecan segue atuante, buscando ampliar o número de associados, apoiando e promovendo toda cadeia produtiva da pecan.

 

 

37 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page