Estudo incentiva a expansão da agricultura irrigada no Brasil

Publicação traz um olhar qualificado para as áreas no Brasil onde é possível se trabalhar com políticas públicas mais adequadas ao desenvolvimento desse tipo de produção.


Na terça-feira, 24/11, aconteceu o lançamento do estudo "Análise Territorial da Agricultura Irrigada no Brasil”. A ação ocorreu virtualmente a partir das 10h e envolveu representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO e o Grupo de Políticas Públicas (GPP) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

O estudo é parte dos esforços do MDR para o desenvolvimento da Política Nacional de Irrigação - PNI, em vistas de sua responsabilidade pela gestão e condução dos programas e projetos de promoção do desenvolvimento regional e da agricultura irrigada (conforme Lei nº 12.787, de 11 de janeiro de 2013). Entre os objetivos da PNI destacam-se o incentivo a ampliação da área irrigada, o aumento da produtividade em bases ambientalmente sustentáveis e a promoção do desenvolvimento local e regional, sendo o Plano de Ação Imediata para a Agricultura Irrigada um dos principais instrumentos para orientar o planejamento e a implementação da PNI.

Neste estudo, o GPP/Esalq junto ao MDR e à FAO, com colaboração da Agência Nacional de Águas – ANA, realizaram uma análise ampla que envolveu o levantamento, a sistematização e o processamento de bases de dados e informações capazes de orientar estratégias diferenciadas para cada porção do território brasileiro relacionada ao potencial de adoção da agricultura irrigada.


https://www.gov.br/mdr/pt-br/centrais-de-conteudo/estudo-base-plano-de-acao-imediata-para-agricultura-irrigada-no-brasil_mdr_fao_gpp.pdf/view

Segundo a diretora de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Adriana Melo Alves, o estudo vem sendo construído em etapas, desde 2014, com um olhar inovador que mostrou com dados concretos como era o comportamento da agricultura irrigada e suas possibilidades de expansão. Atualmente na terceira etapa, a publicação busca fundamentar o Plano de Ação Imediata da Agricultura Irrigada no Brasil para o período de 2020-2023.


Mapa interativo


O Ministério do desenvolvimento rural está elaborando um mapa interativo, ainda em fase de ajustes, com informações sobre as áreas irrigáveis (de intensificação ou expansão) no Brasil. Construída com apoio da ESALQ/USP, a plataforma oferece uma navegação intuitiva sobre dados técnicos, com o uso de filtros e tabelas, que auxiliam na execução e monitoramento de projetos. A ideia é que ela subsidie tanto o governo quando o público em geral.


Acesso ao MAPA interativo:

https://gpp-mdr.shinyapps.io/irrigacao/


Assista a live sobre o estudo:

https://www.youtube.com/watch?v=9hvn8LuUk5g


Acesse o estudo:

Estudo Base - Plano de Ação Imediata par
.
Download • 9.66MB


Fonte:


https://www.gov.br/mdr/

http://esalq.usp.br



41 visualizações0 comentário