top of page

ENAPecan: Encruzilhada do Sul sedia 1º Encontro Nacional de Pecanicultura

Atualizado: 3 de abr.


Com o intuito de aproximar a cadeia produtiva da noz-pecã, avaliar o momento presente do setor, compartilhar conhecimentos e traçar estratégias para um futuro próspero e sustentável, foi realizado na quinta e sexta-feira (23 e 24/11), em Encruzilhada do Sul, o Primeiro Encontro Nacional da Pecanicultura (EnaPecan).


O evento abordou diferentes temas relativos à cultura, desde os cuidados na implantação do pomar, preparo do solo, qualidade das mudas, fertilização dos pomares de nogueira pecã, até a avaliação da qualidade do solo e do desenvolvimento dos pomares para níveis de produção mais elevados e aspectos de beneficiamento das frutas, a fim de melhorar a qualidade das frutas para o processamento industrial, visando ao mercado interno e também internacional.


"O Rio Grande do Sul é o maior produtor de nogueira pecã do Brasil e, mesmo assim, essa é uma contribuição muito pequena, representa em torno de 1% do mercado mundial, com grande potencial de crescimento", ressalta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Antônio Carlos Leite de Borba. Outro aspecto abordado, destaca Borba, foi o desenvolvimento da cultura no Estado, pois a nogueira pecâ tem boa adaptação ao tipo de solo e clima do Rio Grande do Sul e é uma atividade que pode compor a pluriatividade da agricultura familiar.


Participaram da capacitação 15 técnicos da Emater/RS-Ascar, cuja avaliação é de que o evento trouxe um conjunto muito importante de informações técnicas para os extensionistas, com vistas a qualificar o atendimento aos agricultores assistidos pela Instituição.


O Primeiro Encontro Nacional de Noz Pecã foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Embrapa, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Pecanera Brasil.



Créditos: Prefeitura da Encruzilhada do Sul

ENAPecan na mídia:






Fonte divulgação: Emater/RS - 27/11/23


41 visualizações0 comentário

Comentários


whatsapp.png
bottom of page