top of page

Desempenho das Cultivares de Nogueira-Pecan


O cultivo de nogueira pecan tem se expandido muito no sul do Brasil com o plantio de um grande número de pomares que vão de algumas árvores até centenas de hectares. Tanto na maioria dos pomares mais antigos, assim como nos pomares mais novos, conseguimos reunir muito poucas informações estatísticas sobre área plantada, cultivares, etc.



Pomar do associado Waldir Lopes (Santa Maria - RS) acervo IBPE.

Certamente com o tempo vamos conseguir reunir estas informações. Sabemos também que muitos produtores e empresas fazem algum tipo de anotação de informações sobre seus pomares. Neste momento estamos recomendando a todos os produtores que façam registros mínimos sobre seus pomares e os manejos aplicados.


Ao longo do tempo esta informações são importantes na tomada de decisões sobre os mais variados aspectos de um pomar. Além disto, necessitamos acumular informações sobre o desempenho das cultivares com a finalidade de acompanhar, não só os manejos utilizados, assim como a adaptação das cultivares nas diferentes regiões e localidades onde estão os pomares.


Recomenda-se aos produtores, entre outras providências, anualmente separarem amostras de suas produções por cultivares anotando dados mínimos tais como:


- Cultivar;

- Número de Frutos por kilograma;

- Rendimento de nozes descascadas;

- Desempenho no ano: alta, média ou baixa produção;


Além destes dados é claro que se faz necessária a anotação anual de ações e ocorrências tais como:


- Manejo aplicado;

- Precipitações pluviométricas ;

- Doenças ;

- Pragas;

- Fenômenos climáticos anormais.


Quanto a produtividade, há para cada pomar, um conjunto de variáveis quanto a composição, espaçamento, idade, clima, solo, manejo ao longo do tempo entre outros, que tornam estas informações muito difíceis de identificar-se por cultivares em pomares de modo geral.


Para o produtor hoje é mais importante o apontamento da produção total do pomar, por blocos ou no todo se for de pequeno porte.


Com as informações acima, em algum tempo, poderemos reunir dados que, juntamente com as pesquisas, permitam a identificação e indicação de cultivares com mais segurança dentro de um zoneamento agroclimático da pecanicultura.



Engº Agrº Jaceguáy Barros/Consultor Técnico

192 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page