Conselho de nutrição durante o COVID-19

Uma boa nutrição é crucial para a saúde, principalmente nos momentos em que o sistema imunológico pode precisar reagir.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou alguns  conselhos nutricionais para adultos  durante o surto de COVID-19. Entre outras, essas recomendações incluem: comer mais gorduras insaturadas, como nozes, versus gorduras saturadas ou trans; e comer mais alimentos frescos e não processados, como frutas, verduras, nozes, legumes, grãos integrais e alimentos de fontes animais (por exemplo, leite, ovos, peixe e carne). Quanto aos frutos secos, a OMS enfatiza a importância de escolher produtos sem adição de sal ou açúcar.


http://www.emro.who.int/noncommunicable-diseases/campaigns/nutrition-for-adults-during-covid-19.html

Na mesma linha, um estudo recente  [1]  publicado no  European Journal of Clinical Nutrition, estabelece algumas recomendações nutricionais para a quarentena. O estudo observou que os alimentos que fornecem micronutrientes podem ajudar a aumentar a função imunológica. Isso acontece porque alguns desses micronutrientes, como vitamina E, vitamina C e beta-caroteno, são antioxidantes. Antioxidantes podem ajudar a prevenir ou retardar o dano das células. Outro oligoelemento essencial que é crucial para a manutenção da função imunológica é o zinco. E as nozes são uma das principais fontes alimentares de vitamina E e zinco.


Os pesquisadores concluem que manter alimentos que são boas fontes de nutrientes imunossupressores, planejar horários para comer, refeições, porções e ter um tempo limite para comer, mas principalmente tendo em mente atitudes positivas, pode ser útil para combater os efeitos negativos da quarentena na saúde.


Assim, durante esse período, é importante cuidar dos hábitos nutricionais, seguindo um padrão nutricional saudável e equilibrado, contendo grande quantidade de minerais, antioxidantes e vitaminas. Vários estudos relataram que frutas e vegetais que fornecem micronutrientes podem aumentar a função imunológica. Isso acontece porque alguns desses micronutrientes, como vitamina E, vitamina C e beta-caroteno, são antioxidantes.


Fonte:

nutfruit.org

www.emro.who.int/

www.nature.com/

6 visualizações

Av. Presidente Roosevelt, 1264 lj. 36
Porto Alegre, RS 90230-002

contato@ibpecan.org

Tel: (51) 3103-5299

         (51) 99829.1140

  • YouTube - IBPecan
  • Branco Twitter Ícone
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
WhatsApp Image 2020-04-01 at 16.48.40.jp

By Jonas Janner Hamann 
Associado produtor IBPecan

Criado por FlyUp Soluções Digitais

whatsapp.png