top of page

Associados recebem artigo técnico exclusivo

Atualizado: 24 de ago. de 2020

O IBPecan por meio dos seus associados técnicos, divulga mensalmente de forma exclusiva, artigos técnicos que trazem recomendações sobre o cultivo da nogueira-pecan.


No mês de julho, os associados tiveram acesso ao artigo técnico com o tema ''Recomendações técnicas para o plantio de Nogueira Pecan'', elaborado em parceria pelos engenheiros agrônomos Cibele Medeiros, Ícaro Borges Tavares, Jordano Vaz Ambus e Ricardo Figueiredo.






A implantação de um pomar é o início de uma série de atividades que são determinantes e influenciam diretamente no atingimento do teto produtivo da Nogueira Pecan. A escolha do local, a correção da acidez e dos níveis de fertilidade do solo, a aquisição de mudas de qualidade e o plantio correto, são fundamentais para que ocorra um bom desenvolvimento inicial das mudas e se atinja o sucesso produtivo de um pomar pois, quanto mais rápido o começo da produção, maior será o seu lucro.


Anatomia Raiz, imagem Ícaro Borges Tavares





É recomendado que o plantio seja realizado ao final do inverno, preferencialmente no mês de agosto pois realizando no início, pode favorecer a quebra de dormência das mudas, pelo estresse de retirada do viveiro e poda de plantio, além disso, a ocorrência de geadas pode ocasionar danos as plantas.








O artigo do mês de julho, contém 10 páginas, trazendo diversas referências científicas e apresenta recomendações técnicas com os tópicos:


1. Escolha da área


2. Preparo do solo


3. Escolha das mudas


4. Plantio:

4.1 Preparo dos berços (covas)

4.2 Poda de raízes

4.3 Plantio das mudas


5. Competição


6. Irrigação


Universidade da Geórgia, (WELLS, 2017)

Estudo da Universidade da Geórgia, mostra o desenvolvimento em espessura do tronco de plantas em relação ao volume irrigado semanalmente e comprova a eficácia e a necessidade de fornecermos água às mudas para obtermos sucesso.


A produtividade de uma árvore está diretamente relacionada ao diâmetro do seu tronco, sendo maior em árvores com maior diâmetro.



Existem diversos fatores que podem influenciar na produtividade das frutíferas, a começar pela escolha da área e mudas, assim como a fertilidade do solo e o manejo em geral das plantas. Buscar informações em fontes seguras e ter assessoria técnica de qualidade são princípios básicos para obter sucesso no seu empreendimento.

 

Clique aqui e fale conosco agora mesmo!



415 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page