top of page

ApexBrasil apresenta ao IBPecan o programa PEIEX.

O IBPecan se reunião com os representantes da ApexBrasil para apresentação do programa PEIEX, que capacita e qualifica o empresario e auxilia na criação de um plano de exportação.



O gestor do PEIEX, Ulisses Medeiros realizou uma breve apresentação do programa, informando que trata-se de um projeto de capacitação individual, com a possibilidade de estruturação de um projeto setorial com o IBPecan.


A apresentação do programa foi realizada pelo sr. Laudemir Muller, falando sobre o funcionamento do programa PEIEX. O principal objetivo do programa é qualificar empresas para exportação, através de parcerias com entidades, sendo estas duas entidades localizadas em São Leopoldo (Unissinos) e Passo Fundo (UPF) no Rio Grande do Sul que são equipes locais selecionadas e treinadas pela APEX-Brasil que implementam a metodologia de capacitação, onde possuem um raio/área de cobertura e atuação. Existe uma avaliação a ser feita pela equipe da Apex, para verificar se a empresa ou produtor têm a capacidade de exportar: viabilidade do negócio e do produto.


O PEIEX capacita a empresa e auxilia na criação de um plano de exportação. Os recursos para viabilização do projeto são divididos entre APEXBrasil (70%) e o parceiro com (30%). No processo de qualificação e desenvolvimento do plano de exportação são abordados aproximadamente 30 conteúdos, sendo os principais conteúdos do programa: prospecção, seleção e análise de mercado internacional, marketing, promoção e distribuição, estratégia de preços internacionais, fluxos e processos de exportação e processos financeiro. As decisões são baseadas em estudos de inteligência, juntamente com o produtor.

Para que o produtor/empresa possa receber a capacitação, existem etapas do processo a serem cumpridas. A primeira delas é seleção dessa empresa através de critérios mínimos para participação no processo. No caso de empresas, é necessário que o CNPJ esteja ativo e sem qualquer entrave. Os processos são apresentados ao produtor/empresa, para garantir que haja uma disponibilidade e dedicação para a capacitação. O próximo passo é assinatura de um termo (adesão formal). A partir do um diagnóstico, é criado um plano de trabalho com os conteúdos a serem abordados no programa e à partir disso, um plano de exportação.

Um dos objetivos da qualificação é a preparação/planejamento do produtor/empresa em ações de promoção comercial, que contemplam feiras, rodadas de negócios dentre outros, principalmente voltadas a projetos setoriais. A partir da qualificação, o produtor precisa estar preparado para oportunidades de negócio que possam surgir.

O gestor Laudemir Muller, relata que a Apex está iniciando uma metodologia específica para atender produtores rurais que operem apenas com CPF. Este projeto ainda não está oficialmente em operação e conta com projeto piloto em Minas e Bahia, com a previsão de estender este projeto piloto para Passo Fundo dentro de alguns meses. Importante observar que os produtos agrícolas possuem protocolos e exigências fitossanitárias, que precisam ser observadas no planejamento/qualificação para exportação, para que não haja entraves na exportação.

O sr. Leonardo Campos da Apex, relata que a Unissinos ainda possui uma boa quantidade de vagas para o projeto, mas precisa ser analisado se as áreas que possuem produção são contempladas dentro do raio de atuação das entidades qualificadoras. Sobre a possibilidade atendimento à distância para produtores/empresas que não estejam no raio de atuação. A equipe de atendimento fica situada em Brasília e realiza o atendimento ao país inteiro, porém, com restrições, por se tratar ainda de um projeto piloto com limitações.


21 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page