top of page

Abertura da Colheita da Noz-Pecan 2021 e safra recorde

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) realizou, junto com IBPecan e demais entidades, a 3ª Abertura oficial da Colheita da Noz-Pecã na quinta-feira (29), às 9h, de maneira virtual.


Em função da pandemia do Coronavírus, este ano o evento oficial de abertura da colheita da noz-pecan aconteceu de forma virtual. A transmissão foi realizada no dia 29 de abril, através do canal da Emater no Youtube. A Abertura Oficial da Colheita da Noz-pecã tem por objetivo celebrar a colheita dessa fruta com os produtores, técnicos, instituições e empresas públicas e privadas que de diferentes formas atuam e contribuem para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva no RS.



A organização e promoção do evento oficial, foi realizada pelo IBPecan juntamente com a Secretaria da Agricultura do Estado (SEAPDR), Emater/RS, Embrapa, prefeituras de Anta Gorda e Cachoeira do Sul e MAPA/RS. O IBPecan reconhece e agradece a dedicação, empenho e apoio prestados por estas entidades para que o evento fosse realizado com grande sucesso e audiência.


A abertura do evento, iniciou com a apresentação do presidente do IBPecan, Demian Segatto da Costa, seguido do relato de produtores de nozes-pecan, dirigentes de entidades parceiras como Emater, Ministério da Agricultura, Embrapa e prefeitos das cidades de Cachoeira do Sul e Anta Gorda. Contou também com a importante participação de autoridades como o presidente da assembleia legislativa do estado Gabriel Souza, secretária da agricultura Silvana Covatti e a superintendente do MAPA/RS sra. Helena Pan Rugeri.


“Temos a satisfação de participar de fazer parte da abertura da maior colheita de noz-pecan da história. Essa é uma oportunidade ímpar para reforçarmos os três pilares de atuação do IBPecan: qualidade, produtividade e valor”, lembrou o presidente do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Demian Segatto da Costa, que reforçou a importância de aumentar a produtividade por hectare para que o setor continue crescendo. Segundo ele para entregar ao consumidor um produto de qualidade é “essencial o uso de boa técnica desde a escolha e preparo da área, passando por mudas de boa qualidade, manejo nutricional e de pragas, irrigação e os devidos cuidados com a colheita”.

Demian Segatto da Costa, presidente do IBPecan.



O Rio Grande do Sul possui a maior área plantada da cultura da nogueira-pecan no país. Em 2018, a 1ª Abertura da Colheita aconteceu em Anta Gorda. Em 2019 a solenidade foi realizada em Cachoeira do Sul. Atualmente, a cultura é desenvolvida em cerca de 200 municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, por 1400 produtores, em 6,5 mil hectares.


Acesse a abertura do evento oficial da colheita no canal do Youtube do IBPecan:




Fonte: Agricultura/RS, Grupo Cultivar e Embrapa.



123 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page